Avançar para o conteúdo principal

Vinte detenções em Timor-Leste

Polícia dispersa estudantes em Díli com gás lacrimogéneo

A Polícia timorense (PNTL) dispersou hoje uma manifestação de estudantes em Díli, Timor-Leste, com granadas de gás lacrimogéneo e procedeu a cerca de 20 detenções no local.

Os estudantes protestavam contra a anunciada aquisição de viaturas para todos os 65 deputados, tendo-se reunido no campus da Universidade Nacional de Timor-Lorosae (UNTL), no lado oposto da rua do Parlamento Nacional, no centro de Díli.

Fonte oficial das Nações Unidas confirmou à agência Lusa que "não foram usadas munições de borracha nem munição real" na carga policial.

"Alguns dos estudantes atiraram pedras contra elementos da Task Force da PNTL, que em resposta dispararam três granadas de gás", declarou à Lusa a porta-voz da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), Allison Cooper.

A porta-voz da UNMIT adiantou que elementos da unidade de Direitos Humanos da missão internacional visitam ainda hoje os estudantes detidos na esquadra central da PNTL, em Caicoli.

A carga policial aconteceu depois de a Task Force ter feito um ultimato aos estudantes para dispersarem, dando-lhes cinco minutos para abandonarem o local.

O aviso da polícia foi acompanhado por uma contagem decrescente, a cada minuto, que terminou com o avanço da Task Force sobre os manifestantes.

À mesma hora da manifestação na UNTL, uma outra manifestação de estudantes universitários acontecia no Campo de Democracia, a poucas centenas de metros, na entrada leste da mesma rua onde fica o Parlamento e a Universidade Nacional.

Há duas semanas que os estudantes de várias faculdades e institutos se manifestaram pela primeira vez contra a aquisição de viaturas para todos os membros do Parlamento.

Os organizadores da manifestação de hoje na UNTL afirmaram à Lusa que estão a preparar um comunicado sobre os acontecimentos da manhã, que será divulgado até ao final do dia em Díli.

SIC Online, 7-07-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es