Ingrid Betancourt libertada
A franco-colombiana Ingrid Betancourt foi resgatada do cativeiro das FARC, em bom estado de saúde, numa operação militar levada a cabo pelo Exército colombiano, anunciou esta quarta-feira o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.
Da operação resultou ainda a libertação de 11 soldados colombianos e de três cidadãos norte-americanos, entre os quais um luso-descendente, Marco Gonsalves.
O ministro adiantou que os 14 reféns libertados estão a ser transportados de helicóptero para San José del Guaviare, capital da região. 'Esta operação foi baptizada de 'Jaque', não tem precedentes e deixa muito bem colocados a qualidade e o profissionalismo das forças armadas colombianas', sublinhou Juan Manuel Santos.
Betancourt e os outros reféns serão depois transferidos para a base aérea de Tolemaida, na região de Tolima, a 190 quilómetros da capital Bogotá.
A senadora, de 46 anos, tinha sido sequestrada pela Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a 23 de Fevereiro de 2002, durante a campanha eleitoral para as eleições presidenciais.
Correio de Manhã, 2-07-2008
Comentários