Avançar para o conteúdo principal

«Mas isto é só uma opinião»

Os apoiantes de Mari Alkatiri continuam a propalar na blogosfera, nomeadamente no conjunto de blogues da chamada Fábrica de Blogues, que Xanana Gusmão era o cérebro por detrás do atentado de 11 de Fevereiro passado contra Ramos Horta e que para desviar a atenção sobre si 'encenou' os tiros contra a sua própria caravana de viaturas ocorridos cerca de uma hora depois de o Presidente da República ser gravemente ferido, correndo assim o risco de ser atingido por vontade própria.

Nas minhas rondas pelos blogues temáticos sobre a política timorense, encontrei uma opinião de um leitor de Timor Lorosae Nação na caixa de comentário da postagem «HORTA COM MEDO E TIMOR CONTINUA "ENTREGUE" A XANANA GUSMÃO», da autoria de Alder Pinoca (28/07/2008), inicialmente publicada no blogue Opinião Lusófona.

Passo a transcrever, então, a opinião de um leitor que assina Nune Karik sobre os atentados de 11 de Fevereiro.


O Alfredo Reinado, paz a alma dele, quando decidiu abandonar o quartel disse que era por causa do diabo Alkatiri, do seu governo déspota e das violacões da constituicão que estavam a cometer na altura.

Mais tarde quando percebeu que nem o governo da AMP estava preparado para fechar os olhos aos actos pelo qual era acusado, e que aliás tinham sido fortemente condenado pelo próprio Xanana na altura da sua ocorrência, e que no mínimo dos mínimos teria que defender-se das acusacões contra ele num tribunal, mudou de ideias e ja dizia que afinal de contas o Xanana é que era o diabo.
Vejo nessa mudança um acto de desespero numa tentativa de adiar o inevitável que era entregar-se a justiça apesar de ter continuado a dizer que o faria voluntariamente.

Comprende-se que nas suas circunstâncias e a seriedade das acusacões, ele tinha que arranjar qualquer desculpa para não se entregar a justiça optando em vez disso por usar o seu potencial bélico para forçar uma saída mais airosa.

Enfim, paz a alma dele.

Nao acredito que ele tivesse ido a casa do Horta para o matar, mas também o próprio Horta nega terminantemente tê-lo convidado a lá ir. Na minha opinião Reinado foi lá por iniciativa própria para assegurar-se que Horta nao estava a vacilar perante as dificuldades levantadas na reunião que teve com os partidos políticos dias antes e traí-lo a última da hora, e ao mesmo tempo para pressioná-lo apressar a prometida solução para o seu caso.

Reinado estava com os nervos em flor da pele a ver a possibilidade de Horta não ser capaz de cumprir o prometido. Até porque a posicão das chefias militares, em particular a de Taur Matan Ruak, era que jamais aceitaria o regresso de Reinado às forças armadas.

O que Reinado não contou ou pelo menos não soube antecipar na sua inesperada visita a casa de Horta foi a reacção dos guardas presidenciais da F-FDTL que, diga-se à partida, nutriam um ódio mortal a ele e aos seus homens devido aos incidentes de Fatuahi em que alguns dos seus colegas tinha sido mortos pelo Alfredo ou pelos homens de Alfredo.

Sucede-se que Alfredo e o seu braço direito são alvejados mortalmente deixando os seus homens sozinhos, confusos, sem comando e mais que certo a espumarem de raiva por verem o seu comandante morto no chão. O Horta aproxima-se da sua casa e num acto de reflexo motivado pelo momento de raiva e irracionalidade um dos homens reage contra Horta e alveja-o para matar.

Salsinha ouve as notícias da morte de Reinado algum tempo depois e resolve agir, mas nao tem a mesma motivação do homem que alvejou Horta porque todos os seus homens estão vivos. A falta de uma forte motivacão de vinganca para matar Xanana combinada com o fogo de resposta dos escoltas internacionais do PM Xanana resultam a que Xanana escape ileso do ataque.

Inicialmente Salsinha procura negar responsabilidade pelo ataque, mas na impossibilidade de esconder a sua presença e a dos seus homens na área fortemente armado acaba por admitir que atacou sim mas so para assustar. Pensava ele que assim pudesse minimizar a seriedade das suas acções, perdão ações.

Se o ataque a Xanana Gusmão tivesse sido montado pelo próprio como a propaganda da Fretilin quer nos convencer, Salsinha e os seus homens teriam que ser cúmplices e estarem em compadrio com Xanana para implementar um plano destes. Isto é muito improvável visto que nenhum deles tem qualquer razão para sentirem-se tão fiéis a Xanana a ponto de arriscarem uma longa pena de prisão para si sem denunciar Xanana como sendo o cérebro por trás de toda esta alegada montagem. Até porque Xanana Gusmao estava activamente a envidar esforços para desgastar a influência de Salsinha e os seus mais chegados junto dos peticionários numa tentativa de assegurar uma célere resolução do problema dos peticionários.

É de notar que Xanana tentou reunir os peticionários em Aileu e Salsinha não só boicotou essa reunião como dias depois juntou-se a Alfredo Reinado para fazer uma grande parada militar participada por centenas de peticionários numa clara demonstração de desafio e tentativa de minimizar a autoridade de Xanana assim como a efectividade das suas iniciativas. Era um autêntico jogo de braços de ferro e de definir quem era o gato e quem era o rato. Este Salsinha não é o homem, fiel servidor de Xanana pronto a sacrificar-se a si e aos seu homens para salvar a pele do mestre. A ser verdade que Xanana estava por trás disto tudo já o Salsinha e os seus homens tinham apontado o dedo num acto de defesa própria para minimizarem as suas responsabilidades. Não o fizeram até agora porque Xanana foi definitivamente o alvo, nunca o mestre.

Angelita Pires sabe muito mais do aquilo que ela quer admitir. Mas admitir o conhecimento do plano de Reinado é admitir cumplicidade nesse acto. Acto esse que ganhou uma maior dimensão e maior gravidade desde o momento em que Ramos Horta foi alvejado e quase morreu nas mãos do grupo de Reinado. E desde o momento em que Xanana foi atacado mesmo tendo escapado ileso. O acto de aparecerem armados em casa do PR e do PM armados e desarmar os guardas do primeiro ja era sério a partida, mas os tiroteios que daí resultaram e o alvejamento do PR Horta tornou-se o num acto de alta traição e crime contra o Estado. Numa situacão de tamanha gravidade e com Alfredo morto, Angelita achou que o melhor a fazer era passar-se pela pobre amante sem o mínimo conhecimento da causa e do que se estava a passar. Mesmo sabendo que não era a intenção de Alfredo matar o PR Horta ou o de Salsinha atacar Xanana, os resultados no terreno são demasiado graves para assumir qualquer conhecimento do que na verdade se estava a passar.

Mas isto é só uma opinião. A verdade dos acontecimentos está prestes a sair e tudo ficará esclarecido.

Nune karik

29 de Julho de 2008 1:08

http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es