Avançar para o conteúdo principal

Cooperação brasileira com Timor Leste é animadora, diz Lula

Dili, 11 jul (Lusa) - A cooperação do Brasil com o Timor Leste tem produzido resultados “animadores”, afirmou nesta sexta-feira o presidente Lula no final de sua visita oficial de um dia a Dili.

“Os avanços alcançados são animadores”, afirmou Luiz Inácio Lula da Silva perante o plenário do Parlamento Nacional, ponto alto da agenda carregada de uma visita de Estado de dez horas ao Timor Leste.

Lula conheceu as áreas privilegiadas de cooperação e visitou o Centro de Formação Profissional de Becora, Dili, e o Tribunal de Recurso, dois locais onde a ajuda brasileira marca presença.

“Já começam a chegar aqui os professores brasileiros da segunda fase de cooperação na área educacional que estendemos até 2010”, anunciou Lula no discurso aos deputados.

O presidente brasileiro destacou que este programa de apoio à língua portuguesa passa a dispor da contrapartida timorense com o pagamento de salários aos professores.

Lula recordou que “o Brasil participou na implementação do primeiro curso de pós-graduação do país, na Universidade Nacional Timor Lorosae, que forma este ano a primeira turma”.

“Vamos diversificar a contribuição ainda mais, integrando setores de educação não formal”, adiantou o presidente.

O Brasil apoiará no Timor Leste a reformulação de escolas agrotécnicas para reforçar o potencial agrícola do país, acrescentou.

“Vamos fornecer pacotes de programas televisivos, telenovelas, telecursos, programação cultural e educativa, entretenimento infantil”, acrescentou Lula, sobre o reforço na área de conteúdos culturais.

“Para isso, contamos com a colaboração de algumas das mais importantes empresas de comunicação e fundações culturais do Brasil”, anunciou.

“A construção de uma economia moderna e competitiva não se faz sem mão-de-obra qualificada”, explicou o presidente brasileiro, frisando o investimento no Centro de Formação Profissional em Becora.

O centro já dava formação em áreas como o vestuário, construção civil e computação e vai passar a oferecer cursos de refrigeração e mecânica de motorizadas, adiantou.

Lula visitou demoradamente o centro de Becora após o almoço.

“Atendendo a uma solicitação do presidente timorense José Ramos-Horta, pedi a eminentes juristas brasileiros que elaborassem o Código Militar do Timor Leste”, afirmou Lula.

Outra área em que o Brasil pretende continuar a dirigir a sua ajuda é o setor de segurança, prosseguindo o programa de formação das forças timorenses, com o início da terceira fase da instrução militar pelo Exército brasileiro às Falintil-Forças de Defesa do Timor Leste (F-FDTL).

“Não há desenvolvimento sustentável sem a luta contra a pobreza, a miséria e a exclusão social”, defendeu o presidente brasileiro, no discurso ao Parlamento.

A luta contra o analfabetismo e o desemprego são, por isso, vetores prioritários da cooperação brasileira, explicou.

Lula adiantou ainda que estará no Timor Leste uma missão da Companhia Nacional de Abastecimento brasileira “para ajudar a estruturar o programa nacional de distribuição de alimentos” timorense.

O chefe de Estado brasileiro anunciou também que o Brasil reserva uma vaga nos cursos para funcionários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), oferecido pelo Instituto Diplomático Rio Branco, Academia Diplomática Brasileira.

O presidente citou a entrada de cinco atletas timorenses na Escola de Futebol da CPLP em Brasília.

Na visita do presidente brasileiro foi incluída uma exibição da seleção timorense de futebol sub-21, que vai participar dos Jogos Estudantis da CPLP, no Rio de Janeiro.

Lusa (Brasil), 11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!