Avançar para o conteúdo principal

Maioria dos timorenses poderá reclamar nacionalidade portuguesa

A independência de Timor-Leste abriu caminho a várias dúvidas sobre a nacionalidade dos timorenses. As próprias autoridades portuguesas estudaram a questão e chegaram à conclusão que a maioria dos timorenses pode reclamar a nacionalidade portuguesa.

A conclusão dos juristas do Ministério dos Negócios Estrangeiros é clara: não só todos os timorenses nascidos antes de 2002 são portugueses como todos os filhos podem reclamar a dupla nacionalidade.

O documento a que o Diário de Notícias teve acesso contém as conclusões de um grupo de trabalho do MNE criado em 2005 para identificar os problemas de nacionalidade decorrentes da independência de Timor-Leste, em 2002.

“Se Portugal reconhece estas prerrogativas aos timorenses, eu ficaria satisfeito, porque haveria muitos milhares de timorenses que gostariam de vir a Portugal e usufruir de privilégios e regalias de ser português para poder trabalhar em Portugal ou em outros países do Mundo”, declarou o Presidente timorense, José Ramos-Horta, no final de uma conferência que hoje proferiu na Universidade do Minho, em Braga.

A lei da nacionalidade foi alterada em 2006, mas não faz referência específica ao caso de Timor. Para o Presidente da República Timorense, a questão só pode ser resolvida por Portugal.

SIC Online, 24-07-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.