Avançar para o conteúdo principal

10 mil timorenses observados por cirurgião e enfermeiro da Marinha

Domingo, 27 de Julho de 2008

Cerca de 10 mil doentes timorenses foram observados durante a missão humanitária do maior navio-hospital do mundo, que esteve duas semanas em Timor-Leste levando a bordo um cirurgião e um enfermeiro da Marinha Portuguesa.

Segundo contou à agência Lusa o médio Nelson Olim, em 14 dias de trabalho, a equipa do navio norte-americano "USNS Mercy" viu 10 mil doentes, entre os quais perto de 2.500 crianças.

A bordo deste navio, cuja capacidade equivale à do Hospital Santa Maria em Lisboa, foram realizadas 270 cirurgias e feitos 2.000 exames radiológicos durante a missão em Timor-Leste.

Foram ainda oferecidos cerca de 4.000 pares de óculos e reparados 64 aparelhos hospitalares timorenses, num valor total de 300 mil dólares (equivalente a cerca 200 mil euros).

Durante a missão houve ainda a oportunidade de construir de raiz um centro comunitário em Metinaro e de reabilitar uma escola em Bairro Pité, segundo as informações enviadas por e-mail à Lusa pelo cirurgião português Nelson Olim.

A missão global do "USNS Mercy" tem a duração de quatro meses, passando pelas Filipinas, Vietname, Timor, Papua Nova Guiné e Micronésia. No entanto, a participação da Marinha Portuguesa ficou restrita a Timor-Leste, de onde suspenderam âncora no sábado.

O navio, que esteve fundeado na baía de Díli, foi o centro da vertente cirúrgica da missão, mas no terreno estiveram destacamentos médicos em Díli, Baucau, Viqueque e em Bairro Pité.

JORNAL DA MADEIRA/LUSA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!