Avançar para o conteúdo principal

Indulto do PR Horta a Rogério Lobato e milícias


O
indulto presidencial de 20 de Maio a condenados por crimes contra a humanidade nunca deveria ter havido lugar. Nem o indulto a Rogério Lobato, por distribuição de armas e formação de esquadrão de morte. Este acto é uma afronta às vítimas e à democracia. Nunca entendi, por mais que eu desse volta aos miolos, o perdão ao assassino da Madre Margarida, do diácono Jacinto (de Gariauai) e outros, mortos a tiro e atirados para o leito de uma ribeira como se de animais se se tratasse.

Qualquer acto de perdão de penas concedido através da prerrogativa presidencial de concessão de indulto deve partir de uma proposta do Governo. Contudo, sabe-se que o Primeiro-ministro Xanana não era de opinião em soltar essas feras antes de cumprirem as penas setenciadas por tribunal: apenas recomendou redução das respectivas penas. A Rogério Lobato, o Primeiro-ministro tinha recomendado redução de um ano do total da pena sentenciada. Não o seu perdão total. Não tinha recomendado a soltura pura e simples. Muito menos a carniceiro de Lospalos.

Na minha opinião, o Presidente Horta, ao fazer orelhas moucas às recomendações do Governo, quis soltar-se da tutela de Xanana: foi um grito de Ipiranga! Mas, essa afirmação de autonomia pode prejudicar muito a frágil democracia timorense. Transmite aos timorenses e ao mundo uma imagem de um país onde os crimes praticados por motivação política são impunes. A presença de Roque Rodrigues no gabinete do Presidente Horta, como seu assessor, poderá explicar em parte o perdão total de pena a Rogério Lobato, seu camarada da Fretilin.

Contudo, Xanana, mesmo sem se mexer, faz sombra a muita boa gente, pelo seu trabalho em prol do bem-estar dos seus irmãos timorenses, ao conduzir sabiamente, no passado, o seu povo à libertar-se do invasor e, no presente, a libertar-se de uma oligarquia nascente alkatiriana, da corrupção, pobreza e ignorância.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es