Avançar para o conteúdo principal

Alerta dos EUA

Departamento de Estado norte-americano desaconselha viagens para Timor

Washington - O departamento de Estado norte-americano voltou a alertar os seus cidadãos para que evitem deslocações não essenciais a Timor-Leste, considerando que continua a existir «o risco de mais instabilidade violenta».

Num «aviso a viajantes» emitido ao fim da tarde de segunda-feira, o Departamento de Estado alertou os cidadãos norte-americanos para o «contínuo potencial para a instabilidade civil violenta em Timor-Leste», relembrando as tentativas de homicídio do presidente e primeiro-ministro em Fevereiro deste ano.

«A situação pode deteriorar-se sem aviso e os estrangeiros poderão ser alvos específicos», revela o documento, acrescentando que «por agora os cidadãos dos Estados Unidos devem adiar viagens não essenciais a Timor-Leste».

«Desde Abril de 2006 que Timor-Leste tem atravessado períodos de instabilidade civil por motivos políticos e o risco de mais distúrbios violentos continua», refere o documento, que sublinha a ocorrência no passado de «violência comunitária indiscriminada» que «pode ocorrer de novo inesperadamente em todo o país».

O documento refere que a Austrália também continua a alertar os seus cidadãos para «reconsiderarem» as visitas a Timor-Leste.

(c) PNN Portuguese News Network
Jornal Digital, 22-07-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.