Avançar para o conteúdo principal

Leia comunicado da Colômbia sobre ação que libertou Betancourt

da Folha de S. Paulo

Leia a seguir a íntegra do comunicado do Ministério da Defesa da Colômbia divulgado nesta quarta-feira sobre a operação que libertou a franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros 14 reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Força Pública colombiana resgata Ingrid Betancourt, os três norte-americanos e 11 militares

Permitimo-nos comunicar à opinião pública nacional e internacional o seguinte:

Em uma operação especial de inteligência planejada e executada por nossa inteligência militar, foram resgatados sãos e salvos 15 dos seqüestrados que se encontravam em poder das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc).

Entre os seqüestrados resgatados encontram-se Ingrid Betancourt, os três cidadãos norte-americanos e 11 membros de nossa Força Pública.

Eles foram resgatados por meio de uma operação na qual conseguimos nos infiltrar na primeira quadrilha das Farc, comandada por um líder que usa o pseudônimo de Cesar -a mesma quadrilha que vinha há anos mantendo sob seu poder um grupo numeroso de seqüestrados.

Através de procedimentos diferentes, também foi possível infiltrar o secretariado. Como os seqüestrados estavam divididos em três grupos, conseguimos que eles fossem reunidos em um só local onde seria facilitado o seu traslado para o sul do país onde supostamente seriam entregues diretamente às ordens de Alfonso Cano.

Coordenou-se um plano que os seqüestrados fossem recolhidos em local predeterminado por um helicóptero de uma organização humanitária fictícia. Coordenou-se também que "Cesar" e outro membro de seu estado-maior viajariam pessoalmente com os seqüestrados para entregá-los a Cano.

Os helicópteros, que na verdade pertenciam ao exército e eram tripulados por pessoal altamente qualificado de nossa inteligência, recolheram os seqüestrados nas imediações do departamento de Guaviare há alguns minutos, e eles estão voando, livres, sãos e salvos, na direção de San José. De lá, serão transportados de avião a Tolemaida.

"César" e outro membro da quadrilha foram neutralizados no helicópteros e serão entregues às autoridades judiciais para que sejam processados por todos os seus delitos.

Decidimos não atacar os membros da quadrilha que acompanharam "César" ao local de entrega -cerca de 15 -, bem como os demais, que se encontravam a alguns quilômetros. Respeitamos sua vida na esperança de que a Farc, em reciprocidade, liberte os demais seqüestrados.

A operação, denominada Jaque [xeque], não tem precedentes e passará à História por sua audácia e efetividade, e colocará em destaque a alta qualidade e o profissionalismo das forças armadas colombianas.
Quinze seqüestrados resgatados sem que disparássemos um só tiro.

Minhas sinceras felicitações aos homens de nossa Inteligência do exército, ao general Mario Montoya, seu comandante, e ao general Freddy Padilla, que liderou a operação do começo ao fim.

O país, o mundo e os entes queridos dos seqüestrados têm muito a agradecer a esses generais e seus comandados pela operação de resgate.

Continuaremos trabalhando dia e noite para conseguir a libertação dos demais seqüestrados.
Uma vez mais apelamos aos novos cabeças das Farc que deponham as armas, que não se façam matar e nem sacrifiquem os seus homens, que se desmobilizem.

O governo reitera que, caso desejem iniciar negociações sérias e de boa fé, lhes ofereceremos uma paz digna.

Os libertados são:

Ingrid Betancourt

Keith Stansell

Thomas Howen

Mark Gonsalvez

Tenente Juan Carlos Bermeo, do exército

Subtenente Raimundo Malagón, do exército

Segundo Sargento José Ricardo Marulanda, do exército

Primeiro cabo William Pérez, do exército

Segundo Sargento Erasmo Romero, do exército

Primeiro cabo José Miguel Arteaga, do exército

Primeiro cabo Armando Florez, do exército

Primeiro cabo Julio Buitrago, da polícia

Subintendente Armando Castellanos, da polícia

Tenente Vianey Rodríguez, da polícia

Primeiro cabo John Jairo Duran, da polícia

FOLHA ONLINE, 2-7-2009

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es