Avançar para o conteúdo principal

Mais 140 militares a caminho de Timor

O grupo está enquadrado nas forças das Nações Unidas.

É o sexto contingente português da GNR que viaja para Timor. O grupo de militares está enquadrado nas forças das Nações Unidas e tem como missão garantir a segurança no território, preparar as forças polícias de Timor e fazer protecção a ramos horta, presidente de Timor-leste. Antes do embarque e ainda junto das famílias as emoções misturavam-se.

O ministro da administração interna, também esteve no aeroporto e acompanhou os últimos preparativos da comitiva portuguesa. A missão das Nações Unidas em Timor termina em 2009 mas Rui Pereira não fecha a porta a continuação da presença portuguesa no território.

Para já, os militares da GNR vão estar em Timor até Janeiro de 2009. Desde 2007 que Portugal, integrado em missões da Nações Unidas, tem participado com militares na ajuda a Manutencao de paz e ao desenvolvimento de Timor-leste.

TVI (30-07-2008)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es