Avançar para o conteúdo principal

Diáspora da "integração ou morte" com o coração em Timor

Há quase uma década que duas diásporas timorenses convivem em Timor ocidental: a dos que gritavam "independência ou morte" e a dos que mataram pela "integração ou morte".

Caetano Guterres, cônsul de Timor-Leste em Kupang, no Timor indonésio, consegue compreender ambas as comunidades, até porque os autonomistas "também têm o coração lá".

"Uns diziam, em tétum, 'mate ga moris ukun rasik an'. Outros respondiam, em indonésio 'hidup atau mati untuk integrasi' ou 'autonomia'. Para os dois lados, era até à morte. Eu fui militar e sei como é", diz.

Para o cônsul, fundador das Falintil, ex-guerrilheiro e ex-prisioneiro na Indonésia, "é preciso ver o elemento emocional dos irmãos que quiseram a integração".

"Quando nós acreditamos numa causa, oferecemos tudo o que temos e lutamos com todos os meios. Em 1999, os timorenses que defenderam a autonomia já tinham provado o fruto de 24 anos de integração", acrescenta.

"Consideraram que o território sob integração era deles. Houve um referendo, sob influência internacional. Eles perderam e não aguentaram".

Caetano Guterres, natural de Afaloicai, no sopé do Monte Matebian, no leste, é tio de Eurico Guterres, natural de Uatolari, também no distrito de Viqueque, e ex-comandante da milícia Aitarak de Díli em 1999.

O cônsul dá o exemplo do seu sobrinho quando fala de "arrebatamento" e da "natureza humana" de defender aquilo que considera como seu.

"Os autonomistas tinham o direito político e o direito democrático de escolher a via que achavam melhor para o seu futuro", diz.

Eurico Guterres, suspeito de responsabilidade directa no massacre da residência de Manuel Carrascalão em 17 de Abril de 1999, foi absolvido em Abril de 2008 pelo Supremo Tribunal indonésio e saiu em liberdade.

O ex-comandante da Aitarak foi absolvido porque a formação da sua milícia em 1999 foi ordenada pelo então governador da província de Timor-Leste, ele próprio libertado em 2004 após decisão em recurso.

Caetano Guterres, como cônsul e não como membro da resistência, tem que lidar diariamente com a diáspora dos que cometeram crimes em 1999 e com a diáspora dos que foram vítimas de crimes graves.

Uns e outros convivem, afinal, nos mesmos campos e nas mesmas aldeias de Timor ocidental.

"Uns estão melhor, sobretudo os funcionários públicos. Outros estão pior, como os que sobrevivem de agricultura ou pequenos trabalhos. Pode vê-los pelos mercados a vender hortaliças ou a conduzir motorizadas", refere.

"Vêm ao meu encontro, choram, dizem-me que gostariam um dia de voltar a Timor-Leste, limpar as campas, plantar a sua várzea. Este é o povo miúdo", espalhado por dezenas de antigos campos e localidades.

Cerca de 15 mil casas foram já entregues pela administração indonésia a cidadãos indonésios de origem timorense, "mas muitos têm medo de, recebendo a casa aqui, já nunca mais poder voltar para Timor-Leste", salienta Caetano Guterres.

Pedro Rosa Mendes, Lusa/AO online
22-07-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es