Avançar para o conteúdo principal

Lula assina acordos de cooperação com Díli

Lula assina seis acordos de cooperação com o Timor-Leste

Jacarta, 11 jul (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu hoje a apoiar o desenvolvimento do Timor-Leste e assinou seis acordos bilaterais de cooperação com a ex-colônia portuguesa.

"O Timor-Leste é uma nação soberana e merece nosso apoio", afirmou o presidente ao Parlamento timorense, onde reiterou que o Brasil "ajudará o país em tudo que puder".

Os acordos firmados são principalmente "de transferência de conhecimentos, capacitação e troca de informação e experiências", explicaram à Agência Efe fontes oficiais do Brasil.

O Brasil prorrogará seu programa de formação de funcionários no Timor-Leste e participará do treinamento e capacitação das forças de segurança locais.

Lula anunciou ainda a ampliação até 2010 do programa de alfabetização que mantém 50 professores brasileiros no Timor-Leste.

A viagem de Lula ao Timor-Leste começou com uma reunião com seu colega timorense e Nobel da Paz, José Ramos Horta, seguida por um encontro com o primeiro-ministro Xanana Gusmão e com outros membros do Executivo do país.

Em seguida, Lula foi ao Parlamento e à sede do Poder Judiciário do Timor-Leste, e à tarde visitou um centro de formação profissional e se reuniu com a comunidade brasileira que vive no pequeno país do sudeste asiático.

O presidente seguirá à noite para Jacarta, onde no sábado iniciará uma visita oficial, a quarta e última etapa de seu giro pela Ásia que começou no Japão, onde participou da cúpula do Grupo dos Oito (G8, que reúne os sete países mais industrializados e a Rússia), e que também passou pelo Vietnã. EFE jpm/mh

ÚLTIMO SEGUNDO, 11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!