Avançar para o conteúdo principal

Gestão pública e Bolsa Família são pauta de Lula no Timor


Brasília, 4 jul (Lusa) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Timor Leste no próximo dia 11 e pretende ajustar a cooperação brasileira às necessidades timorenses nos setores da máquina pública, na área social e no ensino da língua portuguesa, informou o Palácio do Planalto.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, o governo pretende prorrogar, até 2010, a presença de 50 professores brasileiros que estão trabalhando no Timor Leste.

"O Brasil tem uma preocupação muito profunda quanto à questão da língua portuguesa e da construção institucional do Timor Leste e está atuando nesse sentido", afirmou Baumbach, na quinta-feira, ao detalhar o périplo de Lula pela Ásia, que inclui também visitas a Japão, Vietnã e Indonésia.

O porta-voz da Presidência afirmou que as autoridades timorenses "têm sabido enfrentar com galhardia" os seus problemas, como os atentados contra o presidente, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, em fevereiro deste ano.

"O Brasil tem apoiado esses esforços no sentido de consolidar a estabilidade no Timor Leste", acrescentou Baumbach.

Acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Lula vai se encontrar em Dili com Ramos-Horta e Xanana Gusmão, e também com o presidente do Parlamento do país, Fernando La Sama, e com o presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes.

Nos encontros com as autoridades timorenses, será discutida a terceira fase do programa bilateral de formação das forças policiais do Timor Leste, que deve começar ainda este ano, assim como a ampliação da cooperação na área de Justiça.

A pedido de Ramos-Horta, o Brasil vai cooperar também na elaboração dos anteprojetos do código de processo penal militar e do código penal militar.

Também a adoção de planos para ajudar a população de baixa-renda do Timor Leste, inspirados no Bolsa Família, está na agenda do presidente Lula.

Lula será recebido ainda pelo representante do secretário-geral das Nações Unidas no Timor Leste, Atul Khare, e vai se encontra com a comunidade brasileira no Centro de Formação de Mão-de-Obra mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Becora.

"A visita do presidente Lula ao Timor Leste constitui uma reafirmação do profundo sentimento de solidariedade do povo e do governo brasileiros com o destino daquele país-irmão, o único da Ásia e Oceania que tem o português como idioma oficial", destacou o porta-voz da Presidência.

"Traduz também o apreço brasileiro à serenidade e determinação com que as autoridades timorenses têm enfrentado os desafios do desenvolvimento econômico e institucional e o reconhecimento da responsabilidade com que têm sido administrados os recursos oriundos da exploração de hidrocarbonetos", acrescentou Baumbach.

Antes de chegar ao Timor Leste, Lula participa, terça e quarta-feira, no Japão, de reuniões do G-5, que congrega Brasil, África do Sul, China, Índia e México, e do G-8, grupo composto pelos sete países mais industrializados (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão) e a Rússia.

Os temas centrais das reuniões serão a situação econômica internacional, a crise alimentar, a energia, as alterações climáticas e a cooperação internacional para o desenvolvimento.

De acordo com o Palácio do Planalto, os líderes do G-5 pretendem dar ênfase às questões relacionadas com os biocombustíveis e o aumento dos preços dos alimentos, no âmbito do chamado processo de Heiligendamm, iniciativa lançada no ano passado que visa institucionalizar o diálogo de alto nível entre o G-5 e o G-8.

Na quinta-feira, Lula visita o Vietnã, que apóia a candidatura brasileira a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, seguindo depois para o Timor Leste.

O presidente conclui seu périplo pela Ásia na Indonésia, quarto país mais populoso do mundo e detentor da maior população muçulmana, regressando a Brasília no dia 13 de julho.

Lusa (Brasil), 4-07-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es