Avançar para o conteúdo principal

Apoio de Lula à criação de tribunais militares

Lula promete apoio ao Timor Leste em reunião com Ramos-Horta

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com seu colega timorense José Ramos-Horta durante uma breve visita a Díli nesta sexta-feira e prometeu seu apoio ao país asiático, disse Ramos-Horta.

"Com muita felicidade e com todas as suas capacidades, o presidente Lula prometeu novamente ajudar o Timor Leste", disse Ramos-Horta à imprensa após ter se reunido com o presidente brasileiro.

Lula "disse que nestes dois anos quer manter excelentes relações com o Timor Leste, especialmente nos âmbitos da agricultura, da pesca e da construção".

Lula visitou a ex-colônia portuguesa como parte de uma viagem pelo sudeste asiático, após ter participado da reunião ampliada do G8 no Japão no início da semana.

Em um discurso ao Parlamento, Lula afirmou que dará seu apoio à reforma judicial dos tribunais militares.

"Isso representa uma parte da cooperação na área de justiça entre nossos dois países", afirmou o presidente brasileiro aos legisladores.

Lula se reuniu com o primeiro-ministro Xanana Gusmão durante sua visita ao Timor Leste, que foi colônia portuguesa durante séculos antes de ser anexado pela Indonésia em 1975.

O país, de um milhão de habitantes majoritariamente católicos, conquistou sua independência em 2002.

O presidente brasileiro visitou quinta-feira o Vietnã, onde elogiou os progressos econômicos do regime comunista e sua vitória na guerra contra os Estados Unidos. Esta sexta-feira viajará para a capital indonésia, Jacarta.

str-smc/dm
ÚLTIMO SEGUNDO / EFE
11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es