Avançar para o conteúdo principal

Brasil e Timor estreitam relações

Os 20 mil quilômetros que separam o Brasil do Timor Leste não são barreira para que os dois países estreitem suas relações diplomáticas. A prova disso é que no mês passado um grupo de trabalho formado por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego visitou o país numa missão para coletar informações que possam subsidiar futuras ações nas áreas da economia solidária, microcrédito e empreendedorismo, observatório do mercado de trabalho e juventude.

Durante sete dias, os técnicos participaram de reuniões e promoveram seminários sobre os temas e agora estão elaborando um projeto para implementar atividades e programas que serão concretizadas, em breve, por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre os dois países.

"O Brasil não está pedindo nada em troca, o objetivo é tão somente ajudar o desenvolvimento social do Timor", destaca a chefe da equipe do MTE, Adriana Giubertti. Além dela, participaram da comitiva o coordenador-geral do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, James Maxwell, o coordenador-geral de Fomento a Economia Solidária, Jorge Nascimento e o coordenador de Articulação e Empreendedorismo Juvenil, Alisson Araújo.

Segundo Adriana, embora o Timor esteja necessitando de consultoria e ajuda em todas as áreas tratadas na viagem, o Programa de Pesca Artesanal mereceu destaque, em virtude da localização do país - na parte oriental da ilha de Timor, na Ásia.

No itinerário, a comitiva visitou a Secretaria de Formação Profissional e Emprego, o Parlamento Nacional, o Instituto de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Iade), o Centro de Formação do Senai, o Instituto Nacional de Administração Pública (Inap), o Centro Dom Bosco, além de Liquiça, um dos distritos do país.

Atentados contra o presidente - A idéia de o Ministério do Trabalho e Emprego colaborar com o desenvolvimento do Timor Leste surgiu quando da visita do secretário-executivo, André Figueiredo, ao país. Ele esteve no Timor em fevereiro para participar da 8ª Reunião de Ministros de Trabalho e dos Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), quando o presidente Xanana Gusmão sofreu atentado contra sua vida.

"Meu compromisso e de outros colegas do governo que estiveram lá é de viabilizar uma ação internacional da qual o Brasil faça parte para que o Timor não dependa mais de esmolas", disse Figueiredo na época.

Mais informações: Secretário-executivo do MTE conta como foram os dias no Timor Leste

MTE
PRAVDA.Ru, 11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es