Avançar para o conteúdo principal

Brasil e Timor estreitam relações

Os 20 mil quilômetros que separam o Brasil do Timor Leste não são barreira para que os dois países estreitem suas relações diplomáticas. A prova disso é que no mês passado um grupo de trabalho formado por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego visitou o país numa missão para coletar informações que possam subsidiar futuras ações nas áreas da economia solidária, microcrédito e empreendedorismo, observatório do mercado de trabalho e juventude.

Durante sete dias, os técnicos participaram de reuniões e promoveram seminários sobre os temas e agora estão elaborando um projeto para implementar atividades e programas que serão concretizadas, em breve, por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica entre os dois países.

"O Brasil não está pedindo nada em troca, o objetivo é tão somente ajudar o desenvolvimento social do Timor", destaca a chefe da equipe do MTE, Adriana Giubertti. Além dela, participaram da comitiva o coordenador-geral do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, James Maxwell, o coordenador-geral de Fomento a Economia Solidária, Jorge Nascimento e o coordenador de Articulação e Empreendedorismo Juvenil, Alisson Araújo.

Segundo Adriana, embora o Timor esteja necessitando de consultoria e ajuda em todas as áreas tratadas na viagem, o Programa de Pesca Artesanal mereceu destaque, em virtude da localização do país - na parte oriental da ilha de Timor, na Ásia.

No itinerário, a comitiva visitou a Secretaria de Formação Profissional e Emprego, o Parlamento Nacional, o Instituto de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Iade), o Centro de Formação do Senai, o Instituto Nacional de Administração Pública (Inap), o Centro Dom Bosco, além de Liquiça, um dos distritos do país.

Atentados contra o presidente - A idéia de o Ministério do Trabalho e Emprego colaborar com o desenvolvimento do Timor Leste surgiu quando da visita do secretário-executivo, André Figueiredo, ao país. Ele esteve no Timor em fevereiro para participar da 8ª Reunião de Ministros de Trabalho e dos Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), quando o presidente Xanana Gusmão sofreu atentado contra sua vida.

"Meu compromisso e de outros colegas do governo que estiveram lá é de viabilizar uma ação internacional da qual o Brasil faça parte para que o Timor não dependa mais de esmolas", disse Figueiredo na época.

Mais informações: Secretário-executivo do MTE conta como foram os dias no Timor Leste

MTE
PRAVDA.Ru, 11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.