Avançar para o conteúdo principal

Veja repercussão internacional da libertação de Ingrid Betancourt

colaboração para a Folha Online

Líderes políticos da França, Espanha e Itália comemoraram a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt, que estava desde fevereiro de 2002 em poder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Ela foi resgatada nesta quarta-feira em uma operação do Exército colombiano, ao lado de outros 14 reféns, entre eles três norte-americanos.

Centenas de colombianos saíram às ruas com bandeiras, enquanto motoristas promoveram um buzinaço. No norte de Bogotá, as ruas foram tomadas por centenas de pessoas que agitavam a bandeira nacional, aplaudiam e gritavam: "livres, livres, livres".

Em Medellín (noroeste), segunda maior cidade colombiana, a imprensa local registrou cenas parecidas.

França

Segundo o Palácio do Eliseu, o presidente Nicolas Sarkozy fará uma declaração sobre a libertação ainda hoje.

Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, onde era debatido um projeto de lei, porta-vozes de todos os grupos parlamentares tomaram a palavra para comemorar a libertação de Betancourt e pediram que os reféns que permanecem nas mãos das Farc não sejam esquecidos.

A irmã de Betancourt, Astrid, estava na sede do Ministério de Exteriores da França no momento da libertação.

O filho de Betancourt, Lorenzo Delloye, disse à agência Efe que espera, "de todo coração", que a notícia seja verdadeira para, em seguida, comemorar muito.

Espanha

O presidente José Luis Rodríguez Zapatero, destacou o "lado humano" da libertação, após a situação "quase desesperada" na qual a ex-candidata se encontrava, divulgada nas últimas imagens da ex-candidata presidencial.

O governo espanhol pediu a libertação "incondicional" de todos os reféns e o diálogo, para que seja possível a pacificação das regiões em que as Farc.

"Hoje não só se libertou um refém, mas um símbolo de todos os reféns", acrescentaram fontes do Executivo espanhol.

Itália

O presidente do Senado italiano, Renato Schifani, manifestou "grande satisfação" pelo resgate de Ingrid Betancourt.

Para a vice-presidente da Câmara italiana, Rosy Bindi, essa é "uma notícia extraordinária, que enche o coração de esperança e alegria".

"Venceram a coragem e a dignidade de uma mulher que suportou uma prisão longa e difícil. A tenacidade da sua família nunca se curvou às ameaças das Farc e sempre teve o apoio da opinião pública européia", acrescentou Bindi.

Coincidentemente, a Câmara dos Deputados italiana emitiu nesta quarta-feira uma moção a favor da libertação de Betancourt.

Ex-refém

O ministro das Relações Exteriores colombiano, Fernando Araújo, que passou seis anos sob o poder Farc, disse estar emocionado com a libertação de Betancourt.

"Este é um ato que devolve a todos os colombianos a fé no país e reafirma à comunidade internacional a seriedade e o caminho adequado que a política de segurança do presidente Álvaro Uribe representa", declarou Araújo a jornalistas.

O chanceler disse estar "muito emocionado e orgulhoso" do Exército colombiano, que esteve à frente da operação.

Araújo ficou em poder da guerrilha entre dezembro de 2000 e o mesmo mês de 2006, quando conseguiu fugir. Três meses depois, foi nomeado ministro das Relações Exteriores.

Com Efe e Ansa
FOLHA ONLINE, 2-7-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es