Avançar para o conteúdo principal

Presidente Lula em Díli

Timor-Leste: Presidente do Brasil defende reforma da ONU

Dili, 11 Jul (Lusa) - O Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje no Parlamento Nacional de Timor-Leste a reforma das Nações Unidas.

"A cooperação internacional neste país mostra-nos que não há substituto para o multilaletarismo na hora de respondermos aos desafios de um mundo em profunda transformação", declarou Lula da Silva na sua intervenção no Parlamento timorense.

"Temos defendido a necessidade de reforma da ONU, para que ela se torne mais eficiente, legítima e eficaz na garantia da paz e da segurança internacionais", explicou o chefe de Estado brasileiro.

"Isso implica que as operações de ajuda não se limitem à presença de tropas mas incorporem a dimensão do desenvolvimento", adiantou Lula da Silva, que enumerou diversos projectos e áreas da cooperação entre o Brasil e Timor-Leste.

Lula da Silva encontra-se em visita oficial a Timor-Leste, durante apenas algumas horas de agenda preenchida.

O Presidente brasileiro, que chegou às 07:00 a Díli num avião da Força Aérea Brasileira, encontrou-se de manhã com o seu homólogo timorense, José Ramos-Horta, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

José Ramos-Horta mostrou-se satisfeito com o encontro com Lula da Silva e a possibilidade de aprofundamento da cooperação bilateral.

"Um pedido que fiz é a criação de um Tribunal Militar, além da legislação que está quase pronta. Podemos receber o Código (de justiça militar) dentro de pouco tempo", anunciou o Presidente timorense em declarações à Lusa.

José Ramos-Horta afirmou que o Presidente da República do Brasil está "muito motivado para avançar com mais acordos concretos ou a sua concretização o mais depressa possível".

Agricultura, produção de energia e capacitação humana foram os sectores identificados pelo Presidente da República timorense como áreas privilegiadas da cooperação brasileira em Timor-Leste.

"É extremamente comovente ver o carinho, a simpatia do lado do povo e do Presidente do Brasil", sublinhou o chefe de Estado timorense.

Lula da Silva visita ainda hoje o Centro de Formação Profissional em Becora, Díli, além de uma breve passagem que fez pelo Tribunal de Recurso. No final da visita está agendada uma declaração oficial do Presidente da República do Brasil.

PRM
Lusa/fim.
11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.