Avançar para o conteúdo principal

Presidente Lula em Díli

Timor-Leste: Presidente do Brasil defende reforma da ONU

Dili, 11 Jul (Lusa) - O Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje no Parlamento Nacional de Timor-Leste a reforma das Nações Unidas.

"A cooperação internacional neste país mostra-nos que não há substituto para o multilaletarismo na hora de respondermos aos desafios de um mundo em profunda transformação", declarou Lula da Silva na sua intervenção no Parlamento timorense.

"Temos defendido a necessidade de reforma da ONU, para que ela se torne mais eficiente, legítima e eficaz na garantia da paz e da segurança internacionais", explicou o chefe de Estado brasileiro.

"Isso implica que as operações de ajuda não se limitem à presença de tropas mas incorporem a dimensão do desenvolvimento", adiantou Lula da Silva, que enumerou diversos projectos e áreas da cooperação entre o Brasil e Timor-Leste.

Lula da Silva encontra-se em visita oficial a Timor-Leste, durante apenas algumas horas de agenda preenchida.

O Presidente brasileiro, que chegou às 07:00 a Díli num avião da Força Aérea Brasileira, encontrou-se de manhã com o seu homólogo timorense, José Ramos-Horta, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

José Ramos-Horta mostrou-se satisfeito com o encontro com Lula da Silva e a possibilidade de aprofundamento da cooperação bilateral.

"Um pedido que fiz é a criação de um Tribunal Militar, além da legislação que está quase pronta. Podemos receber o Código (de justiça militar) dentro de pouco tempo", anunciou o Presidente timorense em declarações à Lusa.

José Ramos-Horta afirmou que o Presidente da República do Brasil está "muito motivado para avançar com mais acordos concretos ou a sua concretização o mais depressa possível".

Agricultura, produção de energia e capacitação humana foram os sectores identificados pelo Presidente da República timorense como áreas privilegiadas da cooperação brasileira em Timor-Leste.

"É extremamente comovente ver o carinho, a simpatia do lado do povo e do Presidente do Brasil", sublinhou o chefe de Estado timorense.

Lula da Silva visita ainda hoje o Centro de Formação Profissional em Becora, Díli, além de uma breve passagem que fez pelo Tribunal de Recurso. No final da visita está agendada uma declaração oficial do Presidente da República do Brasil.

PRM
Lusa/fim.
11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es