Avançar para o conteúdo principal

Lula em Díli

Lula reafirma cooperação com Timor Leste

Presidente disse que Brasil é 'admirador, parceiro e povo irmão', do país.
Acordos abordam economia, segurança, cooperação judicial e esportes.

Do G1, em São Paulo

Em discurso no Parlamento de Timor Leste nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do Brasil de manter o apoio ao desenvolvimento do país. Lula disse que o povo timorense tem demonstrado "maturidade" e que a democracia está "revigorada no país".

"No ano passado, em meio a grandes dificuldades, realizou eleições parlamentares e presidenciais, no primeiro pleito nacional conduzido soberanamente. No início deste ano, soube responder com serenidade e equilíbrio ao ato de violência contra o presidente Ramos-Horta", exemplificou o presidente.

Dirigindo-se a Ramos-Horta e aos parlamentares, Lula disse que o Brasil é um "admirador, parceiro e um povo irmão" de Timor Leste e que "estará incondicionalmente" ao lado do país.

Programas de cooperação

Segundo Lula, o Programa de Cooperação na Área Educacional, que leva professores ao país, foi estendido até 2010. Lembrou que o Brasil participou da implantação do primeiro curso de pós-graduação do país e anunciou que este ano será iniciado o Programa de Reformulação do Currículo das Escolas Agrotécnicas.

O presidente disse que, atendendo a um pedido de Ramos-Horta, juristas brasileiros estão colaborando na elaboração do projeto de Código Militar de Timor Leste.

De acordo com Lula, uma missão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), irá a Díli, para colaborar no Programa Nacional de Distribuição de Alimentos. “Estou seguro de que, como no Brasil, ajudará a levar dignidade e esperança para os mais vulneráveis”, disse.

Também foi anunciada a participação de timorenses nos cursos para funcionários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Escola de Futebol da CPLP.

Ramos-Horta expressou ao presidente brasileiro, no início da visita, seu desejo de estreitar as relações "especialmente nas áreas de agricultura, pesca e capacidade construtora".

Judiciário

Lula também visitou o Tribunal de Recursos de Timor Leste e falou sobre o fortalecimento das instituições.

Usando como exemplo o Brasil, o presidente disse que seu governo está procurando combater o crime “e, ao mesmo tempo, as causas do crime” e acrescentou que “houve um tempo em que algumas pessoas acreditavam que estavam acima da lei”.

Agenda

Lula, que também falou com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e com outros membros do Executivo do país. À tarde, visitou um centro de formação profissional, se reuniu com a comunidade brasileira e também com um representante das Nações Unidas.

A visita oficial do presidente brasileiro responde à efetuada por Ramos-Horta ao Brasil no final de janeiro, na qual o presidente de Timor Leste se interessou especificamente pelo projeto Renda Básica de Cidadania.

Após deixar Díli, Lula viajará para Jacarta, a última escala de sua viagem por quatro nações asiáticas. O itinerário começou no Japão para aproveitar a realização da cúpula do Grupo dos Oito (G8, sete nações mais ricas do mundo e a Rússia), que permitiu que Lula se reunisse, entre outros, com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Brasil e Timor

O Brasil teve um papel importante no processo de independência de Timor Leste graças às tradicionais relações bilaterais entre os dois países derivadas de sua condição de ex-colônias portuguesas.

Após a dupla tentativa de assassinato de Ramos Horta e Gusmão, em 11 de fevereiro, em Díli, em um atentado cometido por um militar rebelde, o governo brasileiro apoiou publicamente ambos os dirigentes para impedir a desestabilização do Estado, que obteve a independência em 2002 como um dos países mais pobres do mundo.

Timor Leste, que após séculos de domínio português ficou 24 anos ocupado pela Indonésia, ainda luta para alcançar uma estabilidade política que lhe permita se concentrar no desenvolvimento econômico.

Com informações da Efe
Globo.com, 11/07/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es