Avançar para o conteúdo principal

Reunião dos Ministros da Defesa lusófonos em Timor-Leste

2008-05-15

Ministério da Defesa Nacional

Ministro da Defesa Nacional participa na X Reunião dos Ministros da Defesa CPLP em Timor-Leste

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, desloca-se a Timor-Leste para participar na X Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza nos dias 16 a 18 de Maio, em Díli.

O encontro vai centrar-se em torno de questões da segurança regional e internacional, do desenvolvimento das capacidades militares e da consolidação de parcerias estratégicas entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Mas esta reunião visa também promover, entre outros temas, a criação de uma rede de centros excelência no âmbito da Defesa entre os países membros.

A X Reunião dos Ministros da Defesa da CPLP em Timor-Leste, que assume com este encontro a presidência rotativa do Fórum ministerial da Defesa dos países de língua portuguesa, conta com a presença do ministro da Defesa de Portugal e representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Nuno Severiano Teixeira aproveitará a deslocação a Díli para manter encontros com as autoridades timorenses. Neste âmbito, o ministro da Defesa Nacional deverá manter reuniões com o Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta e com o Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa timorense, Xanana Gusmão.

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, estará de regresso a Lisboa no dia 19 de Maio.

PORTAL DO GOVERNO (Portugal)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es