Avançar para o conteúdo principal

Governantes e governados

Duas tragédias naturais, dois actos de Deus dir-se-ia em inglês, assolaram a Ásia com intervalo de dias. Um ciclone fustigou o sudeste da Birmânia deixando cerca de 100 mil mortos e um terramoto assolou a província de Sichuan no centro da China matando talvez mais pessoas ainda. Para lá de compaixão pela dor de tanta gente a comparação das reacções das autoridades birmanesas e chinesas às duas catástrofes é instrutiva.

Nem a China nem a Birmânia são democracias, isto é, em nenhum dos dois países estão estabelecidos mecanismos institucionais para controlo dos governantes pelos governados tais como eleições livres, tribunais independentes, respeito pelos direitos civis e políticos de cada um - mas há graduações. Na Birmânia, uma ditadura militar brutal assente em economia rudimentar de petróleo, matérias-primas e droga, explora, oprime e sufoca uma população miserável, fechada ao resto mundo. Na China, uma ditadura burocrática consegue fazer coincidir um dos capitalismos mais vigorosos do mundo - a poucas décadas de suplantar os Estados Unidos - e regime político de partido único, para contentamento quase geral da população cujo bem-estar material tem crescido nos últimos anos como os bambus proverbiais.

Há outras diferenças que saltaram agora claramente à vista. Os generais birmaneses e a sua cadeia de comando não informaram o povo da chegada iminente do ciclone, aumentando assim o número de mortos da primeira leva. Não puseram logo a tropa a prestar socorros (foram monges budistas que tiraram árvores caídas das ruas); começaram por recusar ajuda estrangeira para depois autorizarem um pinga-pinga insuficiente de material, pessoal de fora foi proibido de entrar; por fim parte da ajuda está a ser pilhada pelas próprias autoridades. A China, desde o Presidente da República e o primeiro-ministro até aos militares mandados para Sichuan, aos bombeiros e aos médicos e paramédicos, passando pela informação, reagiu com eficácia, dignidade e decência. Declinou também receber pessoal estrangeiro de apoio mas com o argumento plausível de, para esse serviço, chegar a prata da casa.

Tomando por exemplos a China maoísta e a Índia, Amartya Sen, prémio Nobel da economia, provou que depois de secas, cheias ou outros grandes desastres naturais, fome grassou muitas vezes nas ditaduras e nunca nas democracias. Onde os governantes servem os governados, respondem perante eles, por eles são reconduzidos ou despedidos - tratam dos interesses deles e só depois dos seus. Politicamente a China de hoje está longe de ser uma democracia mas está mais longe ainda da China de Mao Tsé Tung. As fomes provavelmente acabaram e enraíza-se o princípio da prestação de contas cívicas.

A Birmânia é um buraco. Benfeitores encartados das desgraças do mundo - Bernard Kouchener, vários americanos - acham que nestes casos se deve fazer bem à força. Entende-se a tentação mas quando se lhe cedeu os resultados foram quase sempre desastrosos.

José Cutileiro

Expresso Online, 19-05-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es