Avançar para o conteúdo principal

Seis anos de independência e obstáculos

Cerimónias de condecoração marcam aniversário da liberdade

Quarta-Feira, 21 de Maio de 2008

Timor continua a dar pequenos passos rumo à maturidade democrática. São seis os anos de liberdade, obstáculos e luta por uma sociedade melhor.

A 20 Maio de 2001, Timor declarava o seu nascimento como a mais nova nação do Mundo. A lutar contra anos de ditadura da Indonésia e com o desenvolvimento em níveis muito baixos, as crises sociais foram impossíveis de evitar e o ponto alto dos problemas surgiu a 11 de Fevereiro deste ano, com o golpe de estado perpetrado pelos dissidentes das forças policiais timorenses, liderados pelo major Reinado. O presidente Ramos-Horta foi gravemente ferido e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, escapou ileso.

Ontem, Ramos-Horta completou um ano como chefe de estado timorense e, após declarar o 20 de Maio como “um dia de grande carga simbólica, reflexão, clemência, perdão, reconciliação”, não escondeu conhecer os “rumores” da indicação do seu nome para Alto Comissário dos Direitos Humanos da ONU. Por toda a ilha, treze cerimónias de condecoração assinalaram a restauração da independência, com Xanana Gusmão a dirigir a homenagem em Díli.

O ex-comandante da guerrilha timorense (Falintil) presidiu à condecoração de 127 heróis da luta pela independência, dos quais cinco a título póstumo, com a Ordem Nicolau Lobato, que se destina a distinguir “honrosos serviços prestados à Nação”.

Diário XXI, 21-O5-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es