Avançar para o conteúdo principal

Encontro de Empresários com Embaixadores da CPLP

I Encontro de Empresários do Concelho da Moita

“Divulgar o nosso tecido empresarial junto dos países da CPLP”

A Câmara Municipal da Moita promoveu, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros, o I Encontro de Empresários do Concelho da Moita com embaixadores dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita, faz um balanço bastante positivo do encontro e explica quais os motivos que levaram a autarquia a dinamizar esta iniciativa: “essencialmente quisemos divulgar o nosso tecido empresarial junto dos países da CPLP”.

A Câmara da Moita reuniu na mesma mesa os embaixadores e conselheiros comerciais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste e os representantes das empresas AMAL – Construções Metálicas, S.A., Casa Lanchinha, COMIMBA – Comércio e Industria de Bacalhau, S.A., DaniMármores – Indústria e Transformação de Mármores, S.A, Martinsa Fadesa, FIBNET – Engenharia e Telecomunicações S.A., Imporquímica – Indústria Portuguesa de Produção Química, Lda., J. M. Sousa, S.A., José Ribeiro Chula e Filho – Sociedade Agropecuária S.A., Metalúrgica Central de Alhos Vedros e RARI – Construções Metálicas, Projectos e Secções Industriais, Lda..

João Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita, faz um balanço bastante positivo do encontro e explica quais os motivos que levaram a autarquia a dinamizar esta iniciativa: “essencialmente quisemos divulgar o nosso tecido empresarial junto dos países da CPLP e, simultaneamente, debater as estratégias de investimento naqueles países, alargando as perspectivas de negócios para as nossas empresas”.

Ao longo da manhã, os empresários apresentaram as suas empresas e os seus projectos. As empresas que já expandiram os negócios àqueles países partilharam também as suas experiências. As embaixadas divulgaram as diferentes políticas fiscais e aduaneiras praticadas em cada um daqueles países e foram também partilhadas opiniões sobre as áreas de negócio que mais probabilidades teriam de se fixar nos diferentes países ali representados.

O I Encontro de Empresários do Concelho da Moita terminou com uma visita às instalações da COMIMBA - Comércio e Industria de Bacalhau, S.A, na freguesia do Gaio/Rosário.

Rostos On-line (rostos.pt), 25.5.2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es