Avançar para o conteúdo principal

Distribuição de deputados pelos partidos e coligações

Com a 'fuga' de Xavier do Amaral e do seu partido ASDT para se aliarem a Fretilin de Mari Alkatiri, abre-se uma nova crise no país do crocodilo. Importa recordar aqui e agora a distribuição dos deputados pelos partidos e coligações.

Fretilin - 21 deputados
CNRT - 18 deputados
Coligação PSD/ASDT - 11 deputados (PSD 6 e ASDT 5)
PD - 8 deputados
PUN - 3 deputados
AD-KOTA/PPT - 2 deputados
UNDERTIM - 2 deputados

Total: 65 deputados

Nenhum partido obteve uma maioria clara parlamentar, nas eleições de 30/6, capaz de por si sustentar um governo. Assim, a única saída era formar alianças pós-eleitorais. A Fretilin 'namorou' com alguns partidos, nomeadamente o PD e UNDERTIM, mas não chegando a 'casamento'. O CNRT conseguiu aliar-se com a Coligação PSD/ASDT e PD para formar a Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP), formando um bloco parlamentar de 37 deputados.

A AMP inicial, antes da 'fuga' do Xavier do Amaral para se juntar a Fretilin, era uma aliança do CNRT (18), Coligação PSD/ASDT (6+5=11) e PD (8), totalizando 37 deputados (maioria absoluta). Agora, tirando 5 deputados do ASDT, ficam 32 deputados, num total de 65. Assim, AMP 'actual' precisará de mais um deputado para fazer passar o próximo orçamento do Estado. E onde é que Xanana vai buscar este deputado? Pode ir buscá-lo a UNDERTIM de L7 (L Sete) ou a PUN de Fernanda Borges.

Outro cenário que se poderia colocar era, tendo como partido-motor Fretilin, como ficaria a contabilidade em termos de fidelidade.
  1. Primeira hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 = 28
  2. Segunda hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 + UNDERTIM 2 = 30
  3. Terceira hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 + UNDERTIM 2 + PUN 3 = 33
  4. Quarta hipótese: Fretilin 21 + ASDT 5 + KOTA 2 + UNDERTIM 2 + 3 dissidentes do PD = 33
  5. Quinta e última hipótese: Xavier do Amaral rói a corda da plataforma política assinada no 1º de Maio de 2008 e volta ao ponto de partida, ou seja, a ASDT volta a fazer parte da AMP, ficando assim inalterável a distribuição de deputados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es