Avançar para o conteúdo principal

Criação de centros de excelência militar em África

Defesa: Portugal propõe na CPLP criação de centros de excelência militar em África

Lisboa, 15 Mai (Lusa) - O ministro da Defesa disse hoje à Lusa que vai propor na reunião de ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Díli, a criação de centros de excelência militar em vários países da organização.

"Portugal vai apresentar, na X reunião de ministros da Defesa da CPLP, uma proposta de criação de uma rede de centros de excelência no sector da Defesa, com o objectivo de permitir que os países membros possam desenvolver e beneficiar de treino e formação conjunta", declarou Nuno Severiano Teixeira.

A proposta de criação do Programa de Apoio às Operações de Manutenção de Paz em África (PAMPA) que Portugal vai apresentar visa permitir que os países africanos da CPLP participem com as suas próprias forças em futuras operações de manutenção da paz no continente africano.

A intenção é criar áreas de especialidade militar em vários países africanos da CPLP, com Portugal a apontar o exemplo de Moçambique que poderia, neste âmbito, apostar no seu centro de Fuzileiros navais de Catembe.

A iniciativa portuguesa já foi debatida durante a visita do ministro da defesa português a Moçambique, em Março passado, com o seu homólogo moçambicano.

Cabo Verde, representado pela ministra da Defesa, Maria Cristina Fontes Lima, entrega, na ocasião, a presidência rotativa deste fórum ministerial anual a Timor-Leste.

O encontro ministerial da Defesa dos países da CPLP, que decorre no fim de semana, visa desenvolver os acordos existentes neste sector entre Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Como habitualmente, nesta X reunião de ministros da Defesa da CPLP, serão debatidos assuntos ligados à segurança internacional e a cooperação técnico-militar.

Nuno Severiano Teixeira deverá manter conversações à margem da reunião com o Presidente timorense, José Ramos Horta, e com o primeiro-ministro e ministro da Defesa Nacional, Xanana Gusmão, para debater a cooperação militar bilateral entre Portugal e Timor-Leste.

A realização desta reunião em Timor-Leste é vista como um "sinal de confiança" nas autoridades timorenses e na consolidação da democracia neste país.

SRS.

RTP, 15-05-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es