Avançar para o conteúdo principal

Alfonso Cano é o novo líder das FARC

Colômbia: Antropólogo Guillermo León Sáenz é o novo líder das FARC

Bogotá, 25 Mai (Lusa) - O novo chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) é o antropólogo Guillermo León Sáenz, conhecido como "Alfonso Cano", substituindo o falecido "Tirofijo", anunciou hoje o grupo guerrilheiro.

Num vídeo hoje difundido pela cadeia televisiva TeleSur, com sede em Caracas, as FARC confirmam que "Tirofijo" faleceu a 26 de Março devido a uma paragem cardíaca e comunica que é sucedido como líder máximo do movimento por "Alfonso Cano".

"Com imenso pesar informamos que o nosso comandante em chefe, Manuel Narulanda Vélez, morreu no passado 26 de Março em consequência de um enfarte cardíaco nos braços dos seus companheiros e companheiras e rodeado da sua guarda pessoal e de todas as unidades responsáveis pela sua segurança, após uma breve enfermidade", disse "Timochenko", um dos membros do secretariado-geral das FARC.

"Timochenko" revelou hoje que as FARC decidiram "unanimemente" que "a cabeça do secretariado e novo comandante do estado-maior central é o camarada Alfonso Cano", cujo verdadeiro nome é Guillermo León Sáenz.

"Cano" é militante das FARC há 31 anos, e é considerado com um dos ideólogos da guerrilha.

Sáenz, conhecido como "Cano" nasceu a 22 de Julho de 1948 en Bogotá, estudou Antropologia na Universidade Nacional de la capital colombiana e era até agora chefe político do Bloco Ocidental e membro do Secretariado (chefatura máxima) das FARC.

Antes de ingressar nas fileiras da FARC pertenceu ao Partido Comunista Colombiano e foi seu "comissário político".

Desde 2000, é o responsável do Movimento Bolivariano da Nova Colômbia, um projecto político da principal guerrilha colombiana.

"Alfonso Cano", tem 47 ordens de captura e um "circular vérmela" da Interpol por rebelião, terrorismo, homicídio e sequestro.

Representou as FARC nos diálogos frustrados com o Governo do Presidente colombiano, César Gaviria (1990-1994), em Caracas e na localidade mexicana de Tlaxcala.

Outros líderes das FARC são Luciano Marín Arango, conhecido por "Iván Márquez", Jorge Briceño Suárez, conhecido por "Mono Jojoy", Rodrigo León Londoño, ou "Timochenko", e Milton de Jesús Toncel Redondo, designado "Joaquín Gómez".

NL.

Lusa/Fim

(Notícias sapo.pt)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es