Avançar para o conteúdo principal

As FARC confirmam morte de Tirofijo

Colômbia: Forças Armadas Revolucionárias da Colómbia confirmam morte do seu líder histórico

Bogotá, 25 Mai (Lusa) - O movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) confirmou hoje a morte do seu líder histórico, Manuel Marulada, anunciou a estação de televisão privada colombiana Caracol.

Por outro lado, a cadeia de televisão internacional TeleSur retransmitiu um vídeo das FARC em que o movimento dá conta da morte de "Manuel Marulanda", conhecido por "Tirofijo" (Tiro Certeiro), no passado dia 26 de Março, devido a um ataque cardíaco.

O ministério colombiano da Defesa tinha anunciado no sábado que o líder histórico das FARC, Manuel Marulanda "Tirofijo", teria morrido.

O comunicado ministerial informava "a opinião pública ter tido conhecimento, através de várias fontes de informações militares, da morte de Pedro António Marín, aliás, Manuel Marulanda ou 'Tirofijo', principal chefe das FARC".

Segundo estas informações, Marulanda, de 78 anos, terá morrido há dois meses, às 06:30 do dia 26 de Março, de causas ainda não reveladas.

Nos dias em torno da data da alegada morte de Marulanda, as forças militares colombianas tinham bombardeado diferentes zonas da região de Meta, a sul de Bogotá.

"A primeira operação militar ocorreu perto de El Purgatório, a segunda na laguna de Los Osos e a terceira na zona do rio Papaneme", informava o comunicado.

"Tínhamos informações de que Marulanda estava por ali. No entanto, nenhuma daquelas operações foi desencadeada na data em que é atribuída a morte de Marulanda", precisava o comunicado.

"Sabemos que no seio das FARC a versão difundida fala em morte natural, nomeadamente por paragem cardíaca e que o seu sucessor designado é Alfonso Cano", prosseguia a nota.

"Soubemos igualmente que, em conformidade com a sua política tradicional de desinformação, as FARC não informaram todos os seus membros deste acontecimento. Esperamos que as FARC não neguem a verdade no que diz respeito à morte de 'Tirofijo'. E se dizem que a nossa informação é falsa, que o provem", concluía o comunicado do ministério colombiano da Defesa.

NVI.

Lusa/Fim

(Notícias sapo.pt)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es