Avançar para o conteúdo principal

Zimbabwe: Morgan Tsvangirai vai à segunda volta das presidenciais

Novo acto eleitoral pode ser a 23 de Maio

10.05.2008 - 17h30 AFP

O líder da oposição do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, anunciou hoje que vai à segunda volta das eleições presidenciais depois de ter obtido um resultado de 47,9 por cento na primeira volta, em 29 de Março.

Tsvangirai contesta os resultados apurados, divulgados mais de um mês após o acto eleitoral, depois de ter sido pedida uma recontagem dos votos pelo actual Presidente Robert Mugabe. Mas, segundo a lei do país, se Tsvangirai se recusasse a ir à segunda volta, Mugabe seria reeleito automaticamente.

Em declarações na África do Sul, onde se encontra Tsvangirai afirma que corre pelo povo, que se sentiria “traído” se ele não concorresse. Mas pede o fim da violência e o acesso ao país de media internacionais e observadores para que o processo eleitoral seja transparente.

“Eu e o povo estamos prontos para esta segunda volta”.

Resta agora que a Comissão Eleitoral marque uma data para a segunda volta, o que ainda não foi feito. Tsvangirai afirma que o dia 23, quando se completam três semanas após a divulgação dos dados da primeira volta, é uma das datas possíveis.

O MDC, o partido da oposição liderado por Tsvangirai acuisa o Governo de perseguição e de ter assassinado 25 apoiantes do partido desde as eleições de 29 de Março.

Público Online, 11-05-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.