Avançar para o conteúdo principal
Faro ajuda Timor-Leste no Dia Mundial da Criança

A Câmara Municipal de Faro vai celebrar o Dia Mundial da Criança, no próximo domingo, 1 de Junho, com a abertura da nova pista de atletismo e uma campanha de solidariedade dirigida a Timor-Leste.

A pista de atletismo – já a ser utilizada, desde quinta-feira, na iniciativa “42 horas a correr ou andar sem parar” e, no fim-de-semana, com o Torneio Regional de Iniciados – vai ser inaugurada formalmente na manhã de domingo, às 10:00 horas.

O convidado especial é D. Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz, que presidirá às acções comemorativas do Dia Mundial da Criança na capital algarvia, nomeadamente a campanha “Uma Criança, um Livro”, lançada em parceria com a organização não-governamental OPIS – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento.

A ideia da campanha de solidariedade é que as crianças que participem nas várias actividades que o município promove para assinalar este dia tragam um livro, novo ou usado.

Os livros serão posteriormente enviados para Timor-Leste, designadamente para os orfanatos da missão dos salesianos de Laga-Quelicai, onde vivem cerca de 250 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos.

Às 10:30 horas, decorre ainda a apresentação do livro “Gente de Timor-Leste”, de João Gonçalves, com a presença do autor.

Durante o dia, as crianças terão à sua disposição diversas actividades lúdicas e desportivas, insufláveis, pinturas faciais, entre outras acções.

EP / RS
Região Sul, 30 Maio 2008


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es