Avançar para o conteúdo principal

MATEMÁTICA SEM LARANJAS

As notícias que nos chegam dos estudos científicos sobre a educação têm vindo a contradizer inúmeros lugares-comuns, incluindo muitos ainda hoje disseminados, paradoxalmente, em nome dos «estudos de educação».

Sobrevaloriza-se, por exemplo, a importância dos exemplos concretos na aprendizagem da matemática. Afirma-se que é preciso começar com exemplos de laranjas ou pizas, que tudo deve partir de situações concretas, que a abstracção só deve vir depois, e apenas de forma natural e não imposta. Estas ideias encontram algum eco, naturalmente. Muitos pais e professores estão preocupados com o ensino.

Reconhecem nos jovens dificuldade em apreender conceitos matemáticos. Vêem que muitos são capazes de resolver alguns problemas de papel e lápis, mas têm dificuldade em aplicar os seus conhecimentos em situações concretas - parece que se esquecem do que aprenderam.

Estas preocupações são legítimas, claro. Mas a corrente pedagógica construtivista tem acentuado estes problemas, que são reais, muitas vezes concluindo, erradamente, que todo o ensino deve ser feito em contexto. Um importante estudo publicado na semana passada na «Science» (vol. 320, pág. 454) fez uma comparação controlada da capacidade de transferência de conceitos algébricos em estudantes ensinados de três maneiras diferentes: apenas com exemplos concretos, com exemplos concretos e estudo abstracto e apenas com estudos abastracto. Os estudantes que melhor foram capazes de aplicar os novos conhecimentos a novas situações concretas reais foram os últimos.

Surpreendente? Às vezes as laranjas fazem esquecer a matemática.

Nuno Crato
Revista ÚNICA, Expresso nº 1853, 3 Maio 2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es