Avançar para o conteúdo principal

Colômbia: Nativos inauguram primeiro canal de televisão indígena

Bogotá, 17 Mai (Lusa) - Os indígenas kankuamos que habitam no Norte da Colômbia inauguraram esta semana a TV Kankuama, o primeiro canal de televisão dirigido por uma comunidade aborígene no país, revelou o governo colombiano.

O primeiro canal de televisão étnico do país funcionará na povoação de Atánquez, na Serra Nevada de Santa Marta, e será gerido por 34 kankuamos que se especializaram em desenho, produção e gestão televisiva e que ficarão responsáveis pela programação relacionada com a sua cultura.

O canal, coordenado pelo antropólogo Patrick Morales, tem o apoio da Comissão Nacional de Televisão, do Ministério de Comunicações e do canal regional Tele Caraíbas.

"O propósito deste canal é recuperar as tradições culturais e simbólicas da região, afectadas por diversos processos de colonização e pelo conflito armado colombiano", afirmou a presidência colombiana em comunicado.

Acrescentou que "os processos de produção e orientação filosófica do canal estarão nas mãos das autoridades kankuamas e dos habitantes da zona, de acordo com os princípios de autonomia e respeito pela multiculturalidade consagrados na Constituição".

Os kankuamos, uma tribo em risco de extinção, foram afectados pela presença de guerrilheiros de esquerda e paramilitares de direita.

Na Serra Nevada de Santa Marta, vivem também os aborígenes arhuacos, koguis e wiwas (ou arzarios).

A região, que incluiu as zonas de Magdalena, Cesar e Guajira, está classificada como Património da Humanidade e Reserva da Biosfera e é considerada a montanha mais alta do mundo face à sua proximidade com o mar, nascendo diversos rios nos seus cumes.

HSF.

Lusa/fim

Expresso Online, 17-05-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es