Avançar para o conteúdo principal

Visitando outro blogue (4)

Está a passar-se no blogue Timor Lorosae Nação uma boa discussão entre Margarida e Maria a volta da crise de Maio/Junho 2006 e suas consequências na vida política timorense. Intervêm também nesta discussão outros comentadores habituais com 'nome' e anónimos. Vou transcrever apenas alguns dos comentários mais significativos que melhor traduzem o pensamento político das duas facções. Para os leitores que ainda não conhecem quem é quem, estas duas personagens representam duas correntes sociológicas na vida política timorense: Margarida por Mari Alkatiri, ex-PM e actual Secretário-geral da Fretilin; Maria por Xanana Gusmão, ex-PR e actual Primeiro-ministro e líder do CNRT (partido maioritário da coligação governamental AMP).

As postagens abaixo transcritas estão nas caixas de comentário do já acima referido blogue http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com .

1. Este comentário está caixa da postagem «A AURÉOLA E O PODER DE SÃO XANANA ESTÁ DECAIR».

Maria disse...

Apenas alguns Comentários que se impõem:

O Primeiro-Ministro Xanana vive actualmente num local determinado pela Segurança, não por ele próprio.

A sua residência em Balibar foi a ‘zona alvo’ do ataque de 11 de Fevereiro e a Segurança determinou que ele não deveria continuar a viver lá.

Em Lisboa, existem residências oficiais para os líderes do Estado Português, não é verdade?

Em Timor, não!

Durante cinco anos, só Alkatiri tinha residência oficial de PM. O Presidente da República Xanana Gusmao e os Primeiros-Ministros (que sucederam a Alkatiri) viviam em residências privadas, por não haver residências oficiais para eles.

A residência do PM só agora está a ser preparada em Lecidere, Díli, e a residência oficial do Presidente da Republica tem vindo a ser construída pela Câmara Municipal de Lisboa, estando a última fase a ser concluída pelo IV Governo Constitucional.

Uma lição aprendida com o 11 de Fevereiro é a de que os líderes do Estado devem ser devidamente protegidos, porque o ‘factor surpresa’, em ataques deste tipo, torna-os quase insuperáveis, quando feitos por atacantes mais competentes que Alfredos Reinados e Salsinhas.
Por tudo isto, a residência está a ser preparada nos moldes que, acusatoriamente, se apontam.

E o PM não tem estado escondido!

Ainda no passado dia 18 de Maio, esteve num campo de futebol com cerca de 30 mil jovens, no concerto musical de um conjunto pop da Indonésia, incluído nas celebrações do 20 de Maio de 2008.

O PM esteve lá, juntou-se aos jovens, cantou e divertiu-se com eles, sem medo e com toda a confiança de que estes milhares de jovens o protegem dos Reinados, dos Salsinhas e dos Alkatiris.

20 de Maio de 2008 6:35

2. Estes outros comentários estão na caixa de comentário da postagem «É TEMPO DE CANTAR "AI TIMOR" DE LUÍS REPRESAS».

Anónimo disse...

Xanana mudou de casa porque o Alfredo já se transformou num Monstro que é chamado Alkatiri... Mas o povo está mesmo a viver bem... Para o povo, o mais importante é a paz e estabilidade, desde que não haja violência e instabilidade para o povo é indeferente quem governar. É certo é que com a lideranca do duplo Xanana-Horta Timor tem vindo a melhorar bastante... é um facto inegável. Pelos vistos, o povo está mesmo satisfeito porque Timor está entregue nas boas mãos.

Era muito bom o Xanana fazer quebrar a sua própria promessa de plantar abóbaras... Quebrou uma promessa mas depois para continuar [a] servir o seu próprio povo... E está a servir bem...

O Alkatiri, ele não tem sentimento como um timorense porque ele e os familiares dele desde sempre nunca [se] sentiram como timorenses, se calhar por eles nao terem sangue timorense? Também não sei.

21 de Maio de 2008 18:35

Margarida disse...

“Mas o povo está mesmo a viver bem... Para o povo, o mais importante é a paz e estabilidade”


Tem toda a razão, o povo agora está a voltar a ter a paz e a estabilidade que gozou durante os quatro anos em que o Alkatiri esteve no poder e que perdeu em 2006 quando o Xanana atiçou os peticionários e outros gangues mafiosos contra o legítimo governo, o que provocou – com as tropas Australianas de guarda – a queima de mais de 6000 casas em Díli, dezenas de mortos, centenas de feridos e quase 200.000 deslocados de que ainda restam 100.000!

Nunca foi o povo que provocou guerras e desacatos, quem as provocaram foram sempre desordeiros a mando do Xanana e dos seus aliados, para prejudicar a Fretilin, para assaltarem o poder e mesmo tendo a Fretilin ganho as eleições e roubada do direito de formar governo que era seu e apenas seu por ter ganho as eleições, a Fretilin tomou o seu lugar no Parlamento e exige por meios democráticos, por eleições antecipadas a reposição da vontade do povo, e não por golpes e violência como os que o Xanana usou em 2006.

A Fretilin sempre disse - e praticou! - que para o povo viver bem é preciso paz, estabilidade e segurança para todos. Também só assim há desenvolvimento, progresso e prosperidade.

21 de Maio de 2008 19:35

Maria disse...

Têm medo das ‘fardas estrangeiras’?

Sim, se estas começam a matar os Timorenses!

A única vez que as ‘fardas estrangeiras’ dispararam foi contra o major Alfredo Reinado, em Same, e foi na sequência duma Resolução do Parlamento, controlado por Alkatiri e os seus deputados Fretilin, que obrigou as ‘fardas estrangeiras’ a irem à procura de Alfredo Reinado, com o objectivo de o matar. E mataram quatro timorenses.

Alkatiri começou a exigir, então, que o major Alfredo Reinado fosse acusado de ser responsável pelos quatro mortos, por ser o comandante. Alkatiri não assumiu a responsabilidade da resolução aprovada pelos deputados do seu grupo partidário. Então, Alkatiri resolveu calar-se quando viu a sua própria hipocrisia, devido à impossibilidade de argumentar que, sendo Primeiro-ministro, não se sentia responsável por nada. Então, como Chefe do Governo, não é responsável por nada?! Então como é, quer tudo para si e pensa que os timorenses são cegos, não sabem argumentar?...

Timor é independente e soberano, sim!

Os Timorenses elaboram e aprovam toda a legislação para o seu Estado Soberano e as ‘fardas estrangeiras’ até foram convidadas por Alkatiri, enquanto Primeiro-Ministro, para entrarem em Timor.

Alkatiri, quando foi do seu interesse, disse publicamente que ele é que tinha chamado as Forças Internacionais para entrarem em Timor.

Já se esqueceram?

21 de Maio de 2008 19:42

Maria disse...

Xanana Gusmão tornou-se PM por vias constitucionais e democráticas.

Houve eleições populares, com resultados reais, houve decisão de um Presidente da República eleito pelo Povo em sufrágio universal, houve consultas entre partidos (ninguém se quis aliar a Alkatiri) e constituiu-se uma AMP, empossada pelo Presidente da República - tudo dentro dum processo democrático e constitucional.

E quanto ao Governo de Alkaktiri?

Não houve eleições Parlamentares. Houve sim eleições para Assembleia Constituinte e Alkatiri, que ganhou maioria na Assembleia Constituinte, usou e abusou do Poder e do Povo e por isso caiu, simplesmente.

Quando Alkatiri foi às urnas para Governar sozinho, por vias constitucionais e democráticas, o Povo disse-lhe: Não, Alkatiri, não, não, não e não! Os Partidos, incluindo ASDT, também lhe disseram: Não Alkatiri, não, não e não! Isto porque se seguiram vias democráticas, eleições legislativas que resultariam na formação de um novo Governo. O Povo disse a Alkatiri: Não Alkatiri, não, não e não!

O Presidente Ramos-Horta sabe bem das coisas, sim.

Sabe bem das maldades do Alkatiri. Quando o agora Presidente Ramos-Horta era Primeiro-Ministro, Alkatiri sempre o rejeitou e o acusou de ‘golpes’ para lhe retirar do Poder.

Mas Ramos-Horta, como sempre, bom homem de coração, aturou o Alkatiri. Alkatiri até o forçou a assinar um documento vergonhoso - enquanto Primeiro-Ministro, Alkatiri exigiu a Ramos-Horta que não inaugurasse nada que tivesse sido obra de Alkatiri e este disse mesmo a Ramos-Horta para não “cortar fitas” nem dizer que fez alguma coisa no seu Governo, porque tudo era obra de Alkaktiri. Não só exigiu, como passou a escrito e forçou o PM Ramos-Horta a assinar este documento vergonhoso que diz que o PM Ramos-Horta não iria inaugurar nada que pertencesse a Alkatiri. E o PM Ramos-Horta teve que assinar.

Uma humilhação para alguém como Ramos-Horta que, obviamente, não tem a mesma falta carácter de um Al-Katiri.

Verdades que Alkatiri não quer que se saibam mas que não podem ser ocultadas!

21 de Maio de 2008 21:07

Margarida disse...

Esta “gaja” apenas quer continuar a despejar os dislates obsessivos habituais do JT e do Xanana, o seu master! E depois de ter tido a lata de culpar o Mari e a Fretilin da decisão do Xanana/Horta/Australianos de atacarem o Reinado em Same em Março de 2007, perante as evidências CALA-SE e passa à ofensiva com as choraminguices velhas e revelhas sobre as eleições de 2001, omitindo sempre que foi o Xanana quem em 2000 e 2001 explicou à nação e aos dadores que essas eleições serviam para a Constituinte, para o Governo e para o Parlamento Nacional.

Isto por aqui já foi – vezes sem conta! - explicado, provado, documentado com os discursos que então Xanana proferiu e para esse peditório não dou mais!

Mas esta é – como se torna evidente – a táctica desde sempre do Xanana. Manda pedras sem fundamento, cala-se, faz de morto, e tempos depois é capaz de dizer precisamente o contrário com a mesma irresponsabilidade e leviandade. Isto é, a “gaja” e o Master, fazem o mal, a caramunha, NUNCA assumem responsabilidade de nada, pretendem que são seus os êxitos alheios e empurram sempre para cima dos outros as acções que praticam.

21 de Maio de 2008 21:59

Maria disse...

Pedradas contra Xanana?! Traidor?!

Só uma margarida poderá ser tão mazinha.

Até agora, mesmo com todo o esforço das margaridas, nenhuma pedra foi atirada contra o carro do Primeiro Ministro Xanana Gusmão.

Nenhum jovem Timorense, nenhum idoso ou idosa Timorense lhe chamou traidor!

Só mesmo as margaridas que, embora o nome seja sinónimo de pérolas do mar, são veneno para a mente dos Timorenses.

O PM Xanana Gusmão tem ido aos campos dos deslocados internos, ou IDP’s, sem se registarem quaisquer incidentes. Até pelo contrário, sempre foi bem recebido, sempre com expressões de apoio e carinho do seu Povo.

Porque este Povo sabe bem que só Xanana pode salvar a nação Timorense, escorraçada, destruída, violada, por Alkatiri.

Os Timorenses, jovens e idosos, hoje sabem bem que o sue país precisa de um Líder que tenha a coragem e firmeza suficientes para limpar de Timor 'o rasto da passagem’ de Alkatiri.

21 de Maio de 2008 23:26

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es