Avançar para o conteúdo principal

Ressaca do caso Carolina Michaëlis

Associações de Pais concordam com contratação de técnicos em caso de indisciplina nas escolas

Confap encara medida como sinal de abertura da tutela

26.03.2008 - 14h59 Lusa

O presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap) considera a possibilidade das escolas poderem contratar técnicos para resolver problemas graves de indisciplina uma "boa medida".

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, anunciou ontem que as escolas com problemas graves de indisciplina podem apresentar ao Ministério da Educação uma proposta para a contratação de técnicos como psicólogos e mediadores de conflitos.

"Se uma escola tiver um grande problema de indisciplina generalizada pode apresentar à Direcção Regional de Educação uma proposta para o reforço dos meios técnicos", anunciou Valter Lemos.

Em declarações hoje à Lusa, o presidente da Confap, Albino Almeida, disse que se trata de uma "boa medida do Governo". "Vimos com satisfação que o Governo tenha respondido com actos concretos" ao problema da indisciplina nas escolas, referiu.

Albino Almeida adiantou também que este é um sinal de que o Governo tem de estar disponível para responder às necessidades das escolas, no âmbito da autonomia que dispõe, "para restabelecer um clima de não-violência".

Público On line, 27/03/2008

_______________________________

Comentário de leitores ao artigo

27.03.2008 - 12h46 - Isabel Silva, Vila Nova de Gaia

Concordo consigo Jordão Freitas. "Casa de pais, escola de filhos" é ditado antigo mas sempre actual. A jovem em questão reagiu como deve ser seu hábito fazê-lo em casa. E se o telefonema era mesmo da mãe, será que esta não sabe o horário escolar da filha e que naquele momento a sua (mal)cria(da) estaria em aulas?!?

27.03.2008 - 12h19 - João, Algarve

Para os ilustres iluminados que aqui comentam. O chamado "eduquês", aqui tanto comentado, foi criado pelas Ciências da Educação e não pela Psicologia ou Psicopedagogia. Um pouco de contenção pois o atrevimento da ignorãncia não permite tudo. À Confap e ao ME deixo o seguinte comentário. A intervenção de Técnicos (Psicólogos, Serviço Social, mediadores) não deve ser organizada como resposta a situação de crise em exclusivo. Foi essa visão limitada e tacanha de gestão de recursos humanos de mercearia que nos conduziu onde estamos hoje. Já existe o Serviço de Psicologia e Orientação que devia concentrar Psicólogos, téc. de Serviço Social e outros e trabalhar numa lógica de Prevenção Primária e Secundária e não apenas remediação. É atentar ao estado em que está a rede deste Serviço que logo perceberão a qualidade das políticas nesta área. Navegam à vista os senhores do ME!

27.03.2008 - 12h04 - Anónimo, lisboa

Este Albino é cá um cromo? Então achas mesmo que os técnicos é que vão resolver o problema? Por que razão dizes que sim a tudo o que vem do ministério? Eu também sou encarregado de educação e a mim não me representas tu, pois discordo de quase todas as tuas ideias. O que a Escola precisa são regras rígidas e reprovações quando verdadeiramente não se sabe, pois o total facilitismo dá nisto.

Público On line, 27/03/2008
________________________________________
Comentário de um leitor:
Mario Veríssimo disse...
Acho que o Aluno que filmou a cena não deveria ser tão castigado.Estas coisas não devem ser camufladas.É o principio básico do Jornalismo e da Democracia.Tenho dito
29 de Março de 2008 14:22

Comentários

Anónimo disse…
Acho que o Aluno que filmou a cena não deveria ser tão castigado.Estas coisas não devem ser camufladas.É o principio básico do Jornalismo e da Democracia.Tenho dito

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es