Avançar para o conteúdo principal

Comentário de um leitor do Portugal Diário

Razão pela qual Portugal está como está

Rui L.
2008-03-09 19:18

Ao ver os comentários de muita gente neste forum é possível perceber porque é que o país está como está. A quantidade de pessoas que colocam comentários do estilo "Eu ganho menos que os professores e trabalho em más condições. Logo eles deviam trabalhar pelo salário mínimo." é perfeitamente estarrecedora.

Para esta gente o raciocínio é: Eu estou mal mas fico feliz se os outros estiverem pior!? Ora aqui está gente com capacidade e mentalidade para fazer o país avançar.

Também temos os comentários do estilo: "Os professores não sabem nada, porque eu tenho filhos na escola e não lhes ensinam nada". É verdade quem hoje entrar no ensino público muito dificilmente aprenderá qualquer coisa. Mas de quem é a culpa: - De um sistema que permite que os alunos andem 9 anos na escola sem aprenderem a ler e a escrever? - Ou apenas foram seleccionados professores que nem ler sabem?

A resposta deveria ser óbvia para todos com um mínimo de inteligência mas aparentemente há muita gente sem esse mínimo.

Enquanto se confundir os resultados de um sistema falido destinado a melhorar artificialmente estatísticas à custa dos conhecimentos dos alunos com a competência de toda uma classe de pessoas nunca se sairá deste marasmo.

Uma das melhores pérolas que aqui temos ainda é: "Os professores têm uma boa vida, trabalham duas horas por semana e ainda se queixam". Esta frase só mostra um nível de ignorância atroz.

Acaso as pessoas que subscrevem esta teoria já puseram os pés numa escola? Se tivessem saberiam que os professores não têm gabinetes nas escolas, logo todo o trabalho de preparação de aulas, correcção de testes, preenchimento de fichas de avaliação e demais papelada inútil que o ME pede, é feito em casa desses docentes. Sendo o trabalho custeado por eles, ou seja impressões e livros saem do bolso deles.

Gostaria de ver os comentários que as pessoas que fazem os comentários anteriores fariam se fossem colocados nesta situação.

Todo e qualquer professor lhe dirá que preferiam fazer esse trabalho na escola, mas para isso é necessário computadores, impressoras, tinteiros e papel para todos. Acham que o ME quer pagar isso?

Mas a melhor de todas ainda é: "O Sócrates vai metê-los a todos na ordem".

Uma pessoa só pode rir perante um comentário destes. Para começar que ordem é essa? Todos submissos a fazer tudo o que o ME manda? Se for isso então as pessoas responsáveis pelos comentários deveriam explicar aos seus filhos (ou netos) porque é que acham que eles não devem ter educação. Porque é disso que se está a falar. Todas as medidas implementadas vão no sentido de obrigar todos os alunos a passar com grandes notas independentemente do que saibam. Isto vai levar a uma geração de analfabetos.

Quem é que vai dar emprego a um indíviduo analfabeto? Mesmo que tenham o 12º ano com média de 20?

Quem defender esta afirmação é melhor que explique bem aos filhos (ou netos) porque é que apenas irão poder arranjar trabalhos mal pagos.

Quanto à fé que depositam no homem também gostaria de saber de onde ela vem. Que grande competência é que até agora foi demonstrada?

A única medida que foi efectuada foi que finalmente as dívidas ao fisco são cobradas (e mesmo assim mal). A justiça permanece no marasmo que sempre esteve, a saúde conseguiu ficar pior e a educação está à beira do abismo. É neste homem que depositam tanta fé?

E por fé entenda-se, acreditar nalguma coisa sem haver provas para tal. Se estão à espera de um D. Sebastião é melhor procurarem noutro lado.

Portugal Diário, 9/3/2008

Comentários

Anónimo disse…
bom comeco

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es