Avançar para o conteúdo principal

Timor-Leste: ajudar fugitivo Salsinha vai ser crime

O Presidente interino de Timor-Leste anunciou que, a partir de amanhã, dia 1 de Abril, passará a ser considerado crime qualquer tentativa de ajudar ou esconder o único dos autores dos atentados contra Ramos-Horta e Xanana Gusmão ainda em liberdade, o revoltoso Gastão Salsinha.

Em declarações à Rádio Renascença, Fernando Lassama Araújo assegurou que «a partir de amanhã, as pessoas que tentem dar apoio ou esconder o Salsinha e o seu grupo vão ser consideradas como criminosas»

Entrevistado, esta manhã de segunda-feira, em Díli, o Presidente interino de Timor acrescentou ainda que a população vai ser informada em breve da nova realidade.

«Há muitas informações de que ele [Gastão Salsinha] está na parte Oeste de Timor, Ermera e Bobonaro, mas estou certo de que ainda está escondido nas áreas de Ermera», afirma Lassama Araújo

Líder dos peticionários das Forças Armadas que abandonaram os quartéis em Fevereiro de 2006, Gastão Salsinha lidera actualmente o grupo de fugitivos que atacou a residência do Presidente da República, José Ramos-Horta, e a coluna de viaturas do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, no dia 11 de Fevereiro.

Diário Digital
31-03-2008 10:17:40

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es