Avançar para o conteúdo principal

Manif dos profs 3

Ideias-chave da entrevista do sociólogo Manuel Vilaverde Cabral sobre a manifestação dos professores realizada, ontem, 8/3, em Lisboa, no jornal das dez de noite, RTP2:
  • uma das maiores manifestações realizadas desde o 25/4, não só de docentes;

  • no estrangeiro, uma manifestação desta dimensão seria manchete em todos os jornais;

  • o ensino é de importância estratégica para o desenvolvimento do país;

  • os professores não são funcionários públicos, mas é uma "classe especial" dentro do funcionalismo público;

  • há um ponto comum entre os funcionários públicos e os professores quanto à imposição desta avaliação: é "a política da culpabilização", é "a avaliação como castigo", isto é, os serviços não funcionam a culpa é dos funcionários, a escola não funciona a culpa é dos professores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!