Avançar para o conteúdo principal

Indisciplina na sala de aula

22 Março 2008 - 00.30h
Dia a Dia

Culpa dos pais

João Grancho, coordenador da Linha SOS Professor, garante que são recorrentes situações semelhantes à agressão da aluna do Porto à professora por causa de um telemóvel. O que distingue o caso da Escola Secundária Carolina Michaelis dos outros é que foi filmado e o vídeo foi colocado na internet. Essas imagens funcionam como se um novo icebergue tivesse emergido. A violência quotidiana que os docentes vivem ficou desta forma escandalosamente exposta. E é triste constatar que ser professor, mesmo de alunos oriundos de famílias estruturadas de classe média, é praticamente tão perigoso e arriscado como ser monitor num dos colégios de reinserção social, antigamente conhecidos por casas de correcção. Se não houver disciplina nas escolas, não for restabelecida a autoridade dos professores, é impossível sair deste abismo em que a escola caiu. Mas as famílias não podem ser desresponsabilizadas pelo comportamento dos seus filhos. Muitos pais já se demitiram de educar os filhos e pensam que se alguém tem essa função são os professores. Os jovens são depositados na escola, como em casa são abandonados aos novos educadores: a televisão, os telemóveis, os computadores. A autoridade, o respeito pelos outros e pelos próprios são conceitos que em muitas casas só existem nos dicionários. Se isto não for alterado e não se pedirem contas aos pais, sempre que um filho tem mau comportamento, as agressões a professores continuarão a repetir-se.

Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto
CM - Correio de Manhã

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.