Avançar para o conteúdo principal

Carolina Michaëlis - intervenientes transferidos

Aluna que agrediu professora e jovem que filmou o incidente vão ser transferidos

O futuro estabelecimento de ensino é ainda uma incógnita
27.03.2008 - 08h09 PÚBLICO

Patrícia e Rafael, a aluna que agrediu a professora de Francês na Escola Secundária Carolina Michaelis e o colega que filmou o incidente, vão ser transferidos de escola, anuncia hoje o jornal "Correio da Manhã".

A sanção foi conhecida ontem, sendo ainda desconhecido o estabelecimento de ensino que irão frequentar.

Fonte da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), ouvida hoje pela agência Lusa, disse, contudo, que "não há ainda qualquer indicação de que os alunos serão transferidos". A mesma fonte adianta que os pais dos alunos envolvidos no caso de indisciplina vão ser informados hoje de manhã das conclusões do inquérito realizado pela direcção da escola.

Ao jornal diário, a jovem não quis prestar declarações. "Ainda não há decisão", revelou a mãe de Patrícia ao "Correio da Manhã", depois de ter reunido com o conselho executivo da escola.

Rafael mostrou-se reservado e escusou-se a prestar comentários. Envolvido apenas de forma indirecta sofreu igualmente uma sanção pesada.

Numa das reuniões do conselho executivo, a professora Adozinda Cruz confirmou que autorizou os alunos a manterem os telemóveis ligados, permitindo-lhes que ouvissem música. Patrícia terá extravasado a ordem atendendo uma chamada da mãe.

Segunda-feira, a professora vai regressar à escola e à turma do 9ºC que Patrícia frequentava. A turma é maioritariamente composta por alunos que foram transferidos das escolas do Cerco do Porto, de Custóias e do Colégio Universal, alguns deles por questões disciplinares.

Público On line, 27/03/2008
____________________________

Comentário de um leitor ao artigo

27.03.2008 - 14h21 - Anónimo, Alcochete, Portugal

O problema que se coloca aqui neste caso é o da falta de respeito, cada vez maior, dos alunos para com os professores. Os professores, hoje em dia, não têm autoridade para nada... o próprio governo não respeita os professores... assim os alunos sentem-se cada vez mais apoiados para fazerem o mesmo. Os alunos estão cada vez mais indisciplinados. Não têm disciplina na escola, nem em casa e isso nota-se cada vez mais pelas suas atitudes. Penso que transferir a aluna só vai fazer com que se transfira o problema... essa aluna devia levar uma sanção que fosse um exemplo... para que os outros pares percebessem que é necessário respeitar os professores. E o governo em vez de se preocupar com a avaliação dos professores, devia de colocar os olhos neste caso... pois todos os dias acontecem situações destas... apenas não são tão difundidas... e preocupar-se mais com a indisciplina e com a avaliação dos alunos, que passam o ano sem estudar e chegam ao fim do ano lectivo e são aprovados... A senhora Ministra devia de levar um empurrão daqueles que a professora levou, para ver se acorda e tem noção da realidade das escolas...

Público On line, 27/03/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es