Avançar para o conteúdo principal

Zimbabué rejeita adiamento das eleições

O pedido da ONU para o adiamento da segunda volta das eleições presidenciais já foi rejeitado. O líder da oposição continua refugiado na Embaixada holandesa.

A ONU considera haver demasiada violência para que as eleições possam prosseguir

O embaixador do Zimbabué junto das Nações Unidas (ONU) rejeitou hoje o pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o adiamento da segunda volta das presidenciais, previstas para sexta-feira, apesar da desistência do candidato da oposição.

"Não vejo porque motivo ele (Ban Ki-moon) chegou a essa conclusão", afirmou o embaixador Boniface Chidyausiku, entrevistado pela rádio pública sul-africana SAFM.

"Na qualidade de chefe da diplomacia da ONU faria melhor se entrasse em contacto com o povo, o governo e os actores (neste processo) no Zimbabué ", adiantou. "Mas utilizar a tribuna de Nova Iorque para pedir um adiamento da segunda volta é absurdo", defendeu.

O dirigente da oposição do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, anunciou hoje a uma rádio pretender abandonar "provavelmente hoje ou amanhã (quarta-feira)" a Embaixada holandesa em Harare, onde se refugiou domingo.

Ban Ki-moon considerou ontem à noite haver demasiada violência e intimidação no Zimbabué para poderem ser realizadas eleições legítimas.

"Desaconselho as autoridades a que prossigam com a realização da segunda volta das eleições, sexta-feira, pois só aprofundaria a divisão do país e produziria resultados sem credibilidade", disse.

Num encontro com a imprensa antes da reunião do Conselho de Segurança, o máximo responsável da ONU assegurou que a sua opinião é partilhada pelos presidentes africanos com quem contactou nos últimos dois dias.

Por isso, considerou "compreensível" a decisão anunciada domingo pelo líder da oposição, Morgan Tsvangirai, de não disputar a segunda volta eleitoral, a 27 de Junho, em que o presidente do país, Robert Mugabe, procurará a reeleição.

O secretário-geral exigiu o fim da "violência e a intimidação" porque "o povo zimbabueano tem o direito de viver em paz e em segurança, gozar da protecção da lei e votar em liberdade e equidade aqueles que os têm de liderar".

A situação no Zimbabué "tem implicações para além das suas fronteiras e significa o maior desafio à estabilidade dessa região do Sul de África", destacou.

EXPRESSO Online, 24-06-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es