Avançar para o conteúdo principal

PR timorense candidato a Alto Comissário para Direitos Humanos?


Será que Ramos Horta aceita candidatar-se ao cargo de Alto Comissário para Direitos Humanos da ONU, renunciando à Presidência da República timorense?

Se o Presidente timorense renunciar ao cargo para que fora eleito, então poderão vir a ocorrer os seguintes cenários políticos:

ÁREA DA AMP

A. Cenário previsível porque constitucional: Fernando Lasama assume interinamente a Presidência da República, pelo prazo já previsto na Constituição.

B. Cenário um: Lasama candidata-se ao cargo de Presidente da República, como candidato da AMP.

  1. Poderá Lasama congregar a volta da sua candidatura a maioria dos eleitores dos distritos do Oeste (porque Lasama é originário de Ainaro)?
  2. Quantos milhares de eleitores dos distritos do Leste Lasama poderá 'roubar' ao candidato da Fretilin para fazer o pleno com os votos dos eleitores do Oeste para ser eleito, já prevendo que a candiadtura da Fretilin irá 'roubar' também milhares de votos entre os eleitores Loromonu?
  3. Conseguirá Lasama ser eleito com apenas os votos dos eleitores Loromonu?
  4. Porque o candidato da Fretilin irá conseguir, de certeza, umas dezenas de milhares de votos nos distritos ocidentais, reduzindo grandemente as hipóteses de Lasama ganhar, apenas, com os votos dos Loromonu.
  5. Será que Lasama tem carisma suficiente para seduzir o grosso dos eleitores Loromonu, ou, se não se verificar o referido cenário, conseguirá então Lasama seduzir algumas dezenas de milhares de eleitores Lorosae para colmatar o rombo provocado pelo 'roubo' de seus eleitores Loromonu pelo candidato da Fretilin?!

C. Cenário dois: O candidato da AMP é outro: alguém que consegue congregar a volta da sua candidatura o grosso dos eleitores dos distritos ocidentais (ter a arte de chamar para si a maioria dos votantes da AMP, das últimas eleições presidenciais e legislativas) e seduzir metade dos eleitores dos três distritos do Leste.

  • É necessário ter em conta que Ramos-Horta ganhou as últimas eleições porque conseguiu 'roubar' uma boa fatia dos eleitores naturais da Fretilin, por ser quem é (antigo dirigente e fundador da Fretilin, 'ministro de relações externas' da Resistência e pela simpatia pessoal que emana do seu carácter), e não apenas pelos apoios de peso conseguidos (de Xanana e outros).

ÁREA DA FRETILIN

A. Cenário um: A Fretilin apresenta como seu candidato à Presidência da República Lu-Olo.

  • A minha previsão: Lu-Olo irá reeditar a derrota das últimas eleições presidencias. Não tem carisma e 'flexibilidade' suficientes para ultrapassar os 30%.

B. Cenário dois: O candidato da Fretilin é Mari Alkatiri.

  • A minha previsão: Alkatiri não conseguirá seduzir o grosso dos eleitores naturais da Fretilin, tanto dos distritos do Leste (Lorosae) como os do Oeste (Loromonu). Alcançará menos votos que Lu-Olo. Por isso, Alkatiri poderá ser empurrado para disputar as eleições presidenciais por Lu-Olo com o objectivo (não confessável, claro) de aferir o seu peso político dentro do partido, isto já na mira da disputa ao cargo de Secretário-Geral da Fretilin.

C. Cenário três: O candidato da Fretilin é outro: alguém que consegue penetrar no coração também dos eleitores Loromonu e, ao mesmo tempo, garantir desde logo o grosso dos eleitores dos três distritos Lorosae que votou Fretilin nas últimas presidenciais e legislativas. Quem poderia ser?!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es