Avançar para o conteúdo principal

Milhões para construir Cidade do Cinema na marge Sul

Emigrante português radicado na Califórnia quer trazer os grandes estúdios para Portugal

Por: Filipe Caetano

No dia em que Cavaco Silva pediu aos emigrantes para ajudarem Portugal, durante as comemorações do 10 de Junho, eis que surge o primeiro sinal de investimento no nosso país. Trata-se da Cidade do Cinema, que deverá nascer na margem Sul. Um projecto de cerca de 300 milhões de euros, liderado pelo emigrante na Califórnia Carlos De Mattos, e que deverá criar 4000 postos de trabalho directos.

Cavaco Silva pede a emigrantes para ajudarem Portugal

A informação foi confirmada ao PortugalDiário por Eduardo Martins, parceiro de negócio do investidor, que anunciou, ainda, a intenção de «erigir um pólo universitário no local, para ajudar a desenvolver a indústria cinematográfica em Portugal». A localização na margem Sul do Tejo é favorecida pelo novo aeroporto de Lisboa, bem como a ligação ao TGV, sendo que intenção é atrair os grandes estúdios de Hollywood a filmar neste espaço.

«Considero que Portugal é uma segunda Califórnia. Muitas vezes os realizadores de Nova Iorque têm de ir à Califórnia para filmarem, porque estão à procura do sol. Pois bem, Portugal tem todas as condições para receber estas mesmas produções, mas é preciso criar infra-estruturas. Queremos atrair investimentos europeus e americanos, mas o Estado português também deve ter uma palavra a dizer», referiu Carlos De Matos, um dos agraciados com Prémio COTEC de Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, entregue pelo Presidente da República, em Viana do Castelo.

Vale a pena ser português

Carlos De Mattos fundou uma empresa cinematográfica nos Estados Unidos da América, em Hollywood, a CDM Intercative, que fabrica e comercializa equipamentos, em particular sistemas de iluminação, para filmagens e espectáculos. Já recebeu dois Óscares e é amigo de Steven Spielberg, George Lucas e do clã Kennedy, embora tenha entrado com sucesso na indústria através da influência do mestre japonês Akira Kurosawa.

O empresário português diz que a sua ligação a Portugal sempre o favoreceu nos negócios, desde que chegou a Los Angeles, quando tinha 18 anos. A nacionalidade permitiu-lhe abrir portas, descrever conquistas históricas e descrever a grandiosidade dos feitos de um tão pequeno país.

Agora, que tem capital para colocar investimento no território, diz sentir-se na «obrigação de ajudar. O seu coração e família já estão quase todos na Califórnia, mas em Portugal quer ter, agora, mais do que «uma penthouse», onde passa algum tempo. O projecto Cidade do Cinema («Cinema City», como gosta de dizer) é o exemplo de trajecto para o futuro.

Ligações na Austrália

Cavaco Silva também entregou o Prémio Empreendedorismo COTEC a Fernando Ferreira, que é proprietário da maior empresa de cofragem da Austrália, a Wideform, que opera em betão armado, na construção civil e obras públicas. É, também, um exemplo de sucesso.

Natural de Vouzela, viu-se obrigado a sair do país para poder vencer nos negócios. «Pode dizer-se que sou um empresário de insucesso em Portugal e de sucesso fora do meu país», referiu, durante a cerimónia de entrega do prémio. Hoje, está «entre as 300 maiores empresas privadas da Austrália» e prepara-se para lançar investimentos em Timor e Portugal, desenvolvendo estratégias com a Martifer, que levará para a Austrália, tendo em vista o investimento nas energias renováveis.

IOL Diário, 9-06-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es