Avançar para o conteúdo principal

"Paixões Proibidas" será a primeira novela brasileira em Timor Leste

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

A novela "Paixões Proibidas" será a primeira brasileira exibida em Timor Leste, pela única emissora do país, a TVTL (Televisão de Timor Leste), disse nesta quinta-feira Antônio Dias, coordenador da emissora. Ao menos o produto é o primeiro do gênero que a emissora terá disponível.

A exibição de "Paixões Proibidas" será possível devido a uma doação da Band à emissora de Timor.

"É uma história com temas humanistas, baseada no livro de Camilo Castelo Branco e uma co-produção com Portugal, tem tudo a ver com o momento que Timor está passando, de reconstrução", disse Maria Leonor Saad, diretora internacional de vendas da Band.

Dias afirmou que sua emissora possui atualmente cinco horas de programação local, sendo 4h30 min em tétum, língua oficial do país, ao lado do português. O restante das 24 horas de programação é complementado por atrações da RTP, TV pública de Portugal.

"Nosso foco são programas educativos, mas a telenovela ajuda, ajuda no português, em ligar o Brasil com o Timor Leste, assim nós sentimos que não estamos sozinhos", disse Dias, ao comentar que não chegou a estudar português, língua que só falava em sua casa durante o domínio indonésio.

A TV de Timor Leste possui apenas cinco anos. O país conta com 35 dialetos e ainda não possui universidades. "Por isso o indonésio ainda é importante, para os timorenses que vão estudar na Indonésia e depois retornam", disse Dias.

"Paixões Proibidas" foi uma co-produção da Band com a RTP e contou com oito atores portugueses no elenco, segundo a emissora do Morumbi.

Timor Leste

Timor Leste, uma antiga colônia portuguesa, conseguiu a independência em maio de 2002, depois de 24 anos de ocupação indonésia (1975-1999) e três sob a administração da ONU (1999-2002).

O país comemorou no último mês seus seis anos de independência com o presidente José Ramos Horta de volta ao exercício da função após se recuperar de um atentado.

Dias disse que conhece Horta, que o presidente ainda apresenta seqüelas do atentado. "Mas ele está bem, está se recuperando", afirmou.

"Após o atentado, a polícia e o Exército se uniram para procurar os responsáveis", disse Dias, ao comentar que, de certa forma, o ato violento aproximou a Força e a corporação no país.

Folha Online, 5-06-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es