Avançar para o conteúdo principal

Anjos «voadores» da Jornada Mundial da Juventude

Um pároco organiza um esquadrão de aviões para ajudar peregrinos do Timor Leste

Por Catherine Smibert

SYDNEY, sexta-feira, 6 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Quando os anjos da terra se ocupam, podem fazer coisas incríveis.

Tomemos como exemplo o sacerdote e piloto Pe. John Fowles, que dedicou o mês passado a liderar um esquadrão de «anjos voadores» por toda a Austrália, em uma «maratona voadora» para arrecadar fundos para enviar dez peregrinos do Timor Leste à Jornada Mundial da Juventude 2008 em Sydney.

O sacerdote preside a «Fly Away to Heaven Initiative», fundada para ajudar a financiar projetos de ajuda no Timor Leste.

O Pe. Fowles voou pela Austrália em um avião Jabiru J400, chamado «Asas de Anjo», que ele mesmo construiu.

Seu esquadrão está formado por oito aeroplanos e todos eles fizeram uma parada nas maiores cidades e povoados de toda a Austrália entre 1º de maio e 3 de junho.

Os colegas pilotos do sacerdote, nesta viagem de 7.500 quilômetros, têm variedade de antecedentes e nem todos são católicos.

«Estes pilotos o estão fazendo por algo que vale a pena e que os atrai», disse o Pe. John, sacerdote da paróquia do Imaculado Coração de Maria de Thurgoona, Nova Gales do Sul.

E ainda que não se conheça a contagem final da coleta – e falta muito para chegar – espera-se que a «maratona voadora» chegue a cerca de 500 mil dólares, entre donativos e venda de um CD titulado «Earth Angels Care».

O cantor de música country Korey Livy acompanhou o grupo em diversos desfiles para cantar «Earth Angels Care», uma canção especialmente composta para a «maratona voadora».

«Para essas pessoas, a possibilidade de compartilhar esse dia com jovens de todo o mundo é só um sonho – disse o Pe. Fowles. ‘Fly Away to Heaven’ espera tornar realidade esse sonho.»

Os demais donativos serão destinados a outros projetos do país, sendo uma prioridade os orfanatos.

Mas o Pe. Fowles diz que a parte mais importante do projeto «Fly Away to Heaven» foi a oportunidade de fazer crescer a consciência sobre a situação da população do Timor Leste.

«Estamos completamente contentes neste país. Não nos falta nada. Sempre tive um zelo missionário por fazer algo por aqueles menos afortunados que nós – disse. Nosso vôo de ‘boa vontade’ inspirará outros a assumirem o compromisso pelos pobres e necessitados.»

ZENIT - O Mundo visto de Roma, 6-06-2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.