Avançar para o conteúdo principal

Eleições zimbabuéanas: "uma paródia de processo eleitoral"

Tsvangirai não participa em segunda volta de presidenciais

O líder da oposição do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, não vai participar na segunda volta das presidenciais. O ministro da Justiça, Patrick Chinamasa, entende que desta forma a oposição está a evitar a «humilhação de uma derrota». O líder da oposição zimbabueana anunciou, este domingo, a sua desistência da segunda volta das presidenciais do país marcadas para 27 de Junho, justificando a sua decisão pelo facto de o clima de violência que se vive não permitir eleições livres e justas.

Horas após um ataque de apoiantes de Robert Mugabe ao local onde se deveria realizar um comício do maior partida da oposição, Morgan Tsvangirai disse existir um complot apoiado pelo Estado para que Mugabe se mantenha no poder. «Nós no MDC não podemos dizer aos eleitores para votarem no dia 27 de Junho, uma vez que esse voto pode custar-lhes a vida», afirmou Tsvangirai, em declarações aos jornalistas, na capital Harare.

Tsvangirai foi mesmo mais longe ao acusar o presidente do Zimbabué e líder do ZANU-PF, Robert Mugabe, de ter «declarado guerra» à oposição e de «não ter qualquer respeito pelo MDC». «Não participaremos mais naquilo que é uma paródia de processo eleitoral, manchado pela violência e pelo ilegítimo», concluiu Morgan Tsvangirai, que reclama a maioria absoluta na primeira volta das presidenciais realizadas em Março.

Na resposta, o porta-voz do ZANU-PF e ministro zimbabueano da Justiça considerou que a oposição se retirava da segunda volta para «evitar a humilhação de uma derrota». Patrick Chinamasa acrescentou ainda que as eleições marcadas para a próxima sexta-feira se manteriam de pé caso a oposição não avise oficialmente que se retira da corrida eleitoral.

TSF, 22-06-2009

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es