Avançar para o conteúdo principal

Visitando outro blogue (10)

Ainda navegando no blogue Timor Lorosae Nação encontrei também os dois textos da Maria abaixo transcritos sobre a crise de Maio/Junho de 2006, tendo como foco Mari Alkatiri. Os dois referidos textos de opinião/esclarecimento encontram-se na caixa de comentário da postagem O Vendilhão da Pátria: ESTÁ PARA BREVE O DEFINITIVO CAIR DA MÁSCARA?, da autoria de Gonçalo Tilman Gusmão, 31/05/2008.
______________________

Maria disse:

Alkatiri, o Santo

O Mari foi submetido a uma pseudo investigação feita pelo seu camarada Felismino, Procurador da Guiné-Bissau e residente em Lisboa.

Peçam uma cópia do processo ao Alkatiri, pois este tem, em sua casa e contrariamente ao que é legal, todo o processo sobre ele, que Felismino lhe entregou.

Felismino investigou o quê, concretamente? Investigou 'se alkaktiri distribuiu armas?'!

Ora bem, muito interessante... E qual foi a conclusão das investigações?

Mesmo que o investigador fosse cego, este iria escrever e concluir que 'Alkatiri não distribuiu armas, logo, é inocente'.

Já entenderam, a que tipo de investigação Alkatiri se submeteu? Uma investigação muito bem cozinhada, a pedido do cliente...

O PGR até chegou a ser sujeito a pressões dos camaradas para 'não culpar o Alkatiri' !

O relatório do Procurador Felismino afirma ainda que - 'Alkatiri não é culpado, nem sequer por omissão'.

Pois, o PM Alkatiri, não viu, não ouviu, não se apercebeu, não deu por nada, nem sequer desconfiou... Por isso, não levantou a questão no Conselho Superior de Defesa e Segurança nem no Conselho de Estado, sobre o facto do camarada Ministro do Interior Rogério Lobato andar a distribuir armas.

Quando em Maio de 2002, no Palácio do Governo, Sérgio V. de Mello perguntou a Alkatiri e a Rogério sobre os seus homens da Associação dos Antigos Combatentes, com sede em Comoro (depois da rotunda do aeroporto) Alkatiri afirmou, confirmando o que Rogério já tinha dito, que estes homens pertenciam à Associação dos Antigos Combatentes e disse ainda que consta dos Estatutos da Fretilin a obrigação de os formar e apoiar.

Alkatiri confirmou este facto.

E quem são este homens? - Rai Los e seus homens também eram camaradas de Alkatiri e Rogério, responsáveis da Associação (da Fretilin) dos Antigos Combatentes.

Mas o procurador Felismino não viu, nem sequer por omissão, culpabilidade alguma por parte de Alkatiri...

E foi assim que Alkatiri foi considerado um Santo e Rogério o Demónio lá do sitio!...

7 de Junho de 2008 4:39


Maria disse:

Margarida disse...

A prova do que escrevi está exactamente nesta carta do então PM Alkatiri:

Declaração, 26 de Junho de 2006

Tendo reflectido com profundidade necessária sobre a situação vivida no país;
Considerando que acima de todos os interesses, estão os interesses da nossa nação;
Assumindo a minha parte das responsabilidades pela crise em que mergulhou o pais;
Recusando-me terminantemente contribuir para o aprofundamento da crise;
Reconhecendo que todo o povo merece viver um clima de paz e tranquilidade;
Esperando de todos os militantes e simpatizantes da FRETILIN toda a compreensão e apoio;

Declaro:
1) Pronto a resignar-me do meu cargo de Primeiro-Ministro e do Governo da RDTL para evitar eventual resignação do Presidente da República
2) Pronto a manter com Sua Excia o Senhor Presidente da República diálogos no sentido de contribuir, se necessário, para a formação do governo interino
3) Pronto em contribuir na apresentação do orçamento de Estado no Parlamento Nacional.

Mais declaro que passo a assumir as minhas funções de deputado no Parlamento Nacional até ao fim do meu mandato.

Díli, 26 de Junho de 2006

Primeiro-Ministro
Mari Alkatiri."


FACTOS VERDADEIROS

Esta declaração de Alkatiri serviu apenas para tapar os olhos.

Alkatiri não se demitiu, foi forçado a demitir-se.

Os amigos telefonaram-lhe naquela tarde para lhe dizer - o Presidente Xanana vai agora demiti-lo! E Alkatiri, vendo que o seu jogo do 'eu estou pronto' já não pegava, porque estava a lidar contra todo um Estado dos Timorenses, escolheu o mal menor - auto-demitir-se. Dizendo ainda que o fazia para evitar problemas mais graves e para que Xanana não se demitisse, quando isto era apenas um sofisma para ficar bem visto, aos olhos da opinião pública e dos seus ‘propagandistas’.

Esteve a minutos de ser expulso pelo Presidente da RDTL do cargo de Primeiro-Ministro...

Não se demitiu de livre vontade, ao contrário do que fez crer e anunciou.

Só estava 'pronto', para isto e mais aquilo, mas não enganou nem convenceu os Timorenses que entendem a língua portuguesa, e sabem que 'estar pronto' é, também, sinónimo de 'não estar pronto'.

Então, como estava a ponto de ficar mesmo 'pronto', foi à varanda do Palácio demitir-se perante os media!

7 de Junho de 2008 4:59

http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es