Avançar para o conteúdo principal

Casal missionários chegam do Timor Leste

Evilásio de Oliveira e sua esposa Elisangela estão passando férias em Lagoa Dantas, balneário de Marataízes

Evilásio de Oliveira e sua esposa Elisangela estão passando férias em Lagoa Dantas, balneário de Marataízes, vindo do País Asiático Timor Leste.

Há cinco anos no país, informam que a capital Dilly onde moram é desprovida de toda a infra-estrutura básica e vive uma velada guerra civil com o país dominado por gangues.

Explicam que foram três anos de preparação para o trabalho missionário em Belo Horizonte sede da Jocum (Jovens com uma Missão).

Informam que a língua oficial é o português, mas que só é falada por 10% da população que durante anos foram proibidos de se comunicarem nessa língua.

São 23 dialetos e o mais falado é o tetum. "O que mais estranhamos foi a sujeira nas ruas, esgoto a céu aberto e animais e criança se misturando a isso", ressaltou Evilásio.

A base da alimentação é o arroz, folhas e milho. O país não tem comércio estruturado e a base da economia é a pesca e a agricultura. O casal trabalha com crianças como professores nas diversas áreas do conhecimento e acreditam que as igrejas não podem esquecer o trabalho evangelizador das missões.

Quanto ao Timor Leste entende que com suas belas praias o turismo seja a saída para a geração de emprego e renda para a população.

O casal de missionários volta em outubro para mais uma temporada no país.

9 Junho 2008

htt://www.portalmaratimba.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

23/01: o modelo ADD do ME pode vir a ser suspenso!

Paulo Portas - no seu discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP - solicitou ao Secretário-geral do Partido Socialista José Sócrates para conceder liberdade de voto aos deputados da bancada do PS na votação da proposta do seu partido do diploma de um novo modelo de avaliação do desempenho docente agendada para dia 23/01, 6ª feira.

Comandos Timorenses - Rostos (1)

Capitão Chung discursando numa festa de confraternização da Associação de Comandos com os refugiados timorenses no ano de 1978. No palco, estão em primeiro plano o capitão Chung (passou à reserva com o posto de coronel) e ao fundo as crianças do coro Loro Sa'e, dirigido pelo maestro Cornélio Vianey da Cruz. Vicente Guterres, actual deputado do Parlamento Nacional timorense  - e ex-Presidente do mesmo parlamento que renunciou ao cargo em 5 de maio de 2016 - em frente ao Monumento dos Comandos, no Regimento dos Comandos de Amadora. Foto tirada em Maio de 1982. Fez o curso de Comando no 1º turno de 1982.