Avançar para o conteúdo principal

Comentários a propósito da entrevista de Alkatiri a SIC

Está a decorrer, no blogue Timor Lorosae Nação, um debate acalorado à volta da entrevista que Mari Alkatiri concedeu ao canal da televisão SIC. Passo a transcrever alguns textos mais significativos da caixa de comentários da postagem «Alkatiri na SIC: O MUNDO TEM OS OLHOS POSTOS EM TIMOR», de 10 de Junho, para vos transmitir um cheirinho da discussão.


«XANANA ESTÁ A GOVERNAR O PAÍS COM UM ORÇAMENTO EQUIVALENTE A QUATRO ANOS DE ORÇAMENTO DE ESTADO DO MEU TEMPO.» (Mari Alkatiri)

Alkatiri ainda não percebeu que o dinheiro do petróleo de Timor pertence ao povo e não a ele, à sua família e à Fretilin?

Um povo que sofreu durante séculos a pobreza que uma colonização pobre, que nada lhe deu, e que ansiava pela sua independência, tanto política como económica, principalmente para poderem usufruir dos bens a que tem direito, não pode sem um sentimento de revolta compreender que, enquanto alguns governantes ficam ricos, eles os efectivos donos do país continuam pobres.

Os orçamentos rigorosos do Mari Alkatiri foram rigorosos, mas curtos, pois, que para ele apenas contavam aqueles que giravam à sua volta e os que possuíam os tais cartões mágicos de sócios da Fretilin.

Quando o Primeiro Ministro Xanana que ele coloca agora ao nível de estúpido, começou a governar, determinou como objectivo primeiríssimo o povo, o tal povo que durante quatro longos anos de Independência tinha visto ao longe o brilho da riqueza na mão daqueles que o governava.

O que o Xanana está a fazer é dar um pouco do SEU A SEU DONO, pois que em oito meses de governação, onde foi de todo o modo desestabilizado pela acção dos patriotas Fretilianos que como sempre põem o Partido acima da Nação, pouco poderia fazer sobre reformas e implementações de raiz.

Os problemas deixados pelo governo anterior, como os desalojados e os principalmente os peticionários e também os atentados contra o PRESIDENTE e PRIMEIRO MINISTRO, surgidos, estou certo, da necessidade de desestabilizar, foram obstáculos de grande relevo no panorama político da Nação.

Quando o doente está a morrer, PRIMEIRO USAM-SE OS REMÉDIOS E SÓ DEPOIS SE PERGUNTA QUEM OS VAI PAGAR.

O Orçamento de Xanana é isso mesmo, era urgente salvar o doente, o povo, e por isso o orçamento teria que ser maior do que o de Alkatiri, E AINDA BEM!


«...A CRIAÇÃO DE UM FUNDO QUE JÁ ULTRAPASSOU EM MUITO AS EXPECTATIVAS, QUE JÁ ATINGIU O VALOR QUE ERA ESPERADO TER EM 2019.»

Claro que o fundo referido é mesmo esse que nós sabemos, e que determina, a urgência que o Mari põe nas eleições antecipadas. O dinheirão que está guardado em nome de Timor, e que pertence a todos os Timorenses, faz cócegas nas mãos do senhor Alkatiri, pois que ainda por cima o Xanana está a dividi-lo pelos seus donos (o povo) em subsídios para a terceira idade, e outros benefícios a que o povo tem direito.

Já surgem reclamações de que os subsídios que o governo está a dar para compensar o aumento do preço dos artigos de primeira necessidade, mata a agricultura, pois que esses artigos ficam mais baratos do que podem ser produzidos. Demagogias de quem nunca se preocupou com a agricultura, deixando áreas como as de Suai e outras entregues a pessoas que apenas davam assistência àqueles que eram das suas cores.

Como disse o meu amigo A. Veríssimo de que no tempo de Mari Alkatiri “Mais importante que regular a intromissão da Igreja no ensino oficial, ou os efectivos militares, seria desenvolver as pescas, a agricultura, a indústria, o comércio e cativar investimento… Isso não foi feito com a paixão devida”.

Concordo e subscrevo.

«VAMOS FAZER UM TRABALHO POLÍTICO MAIS PROFUNDO COM A POPULAÇÃO PARA ESTA ENTENDER A SITUAÇÃO E VER A DIFERENÇA ENTRE ESTES DOIS GOVERNOS".» (Mari Alkatiri)

O trabalho profundo que Mari terá que fazer é explicar ao povo que aquilo que Xanana faz é mau para o País porque esses subsídios, que o governo está a dar, facilitando a vida difícil dos Timorenses, os vai tornar preguiçosos e dependentes desses benefícios.

Que a Fretilin vai fazer orçamentos pequenos, fáceis de executar e [que] vai criar estruturas nacionais para aumentar a riqueza do País, e que daqui a 20 ou 30 anos o povo já pode começar a usufruir da riqueza Nacional. Antes, subsídios e outros benefícios para o povo, NADA.

Que todos aqueles que quiserem ser Timorenses de “gema” terão que ter o cartãozinho e cotas em dia, e esses sim podem ter todas as benesses de Timorenses.

Mari tem que pensar que esse trabalho político mais profundo já está feito pois que o povo de Timor, é, mercê de muitas mentiras do passado, desde dos tempos de “hori uluk”, um politíco atento a todas as nuances da governação.

O Mari que não se esqueça que a força da Fretilin é uma força de “suku”, que se encontra no Leste do País, e que essa força são essencialmente os 29% da votação que encontrou nas últimas eleições. Eles votaram na Fretilin de Luolo e não na Fretilin de Alkatiri, cujo “suku” se situa no Yémen e em Maputo.

Não se esqueça que o trabalho profundo com a população fez ele próprio durante os quatro anos de governação, e mais, que o Luolo está à espreita para um dia ser o Secretário-Geral.

A arrogância como tudo tem um fim, e ele, como o tal peru da história, também há-de ter o seu Natal.

SAKUNAR SACANA

11 de Junho de 2008 22:50

Resposta da Margarida às argumentações do Sakunar Sacana
.
“A arrogância como tudo tem um fim, e ele, como o tal peru da história, também há-de ter o seu Natal.” ?????

A arrogância deste sacana apenas é ultrapassada pela sua imbecilidade, bestialidade e desejo de vingança. E em qualquer sociedade sugestões de abater cidadãos são crimes de ódio devidamente sancionados.

12 de Junho de 2008 1:45


O Sakunar Sacana contrapõe com a seguinte argumentação.

Tenho muita pena que a D. Margarida não consiga compreender o sentido figurado desta frase.

A morte política de um político é aquilo que tantas vezes desejou para outros políticos Timorenses.

Por que motivo se abespinha tanto com a questão do peru se foi você própria que começou com a história do natal do peru?

Tenha calma, e se ler o que escrevi verá que até dou bons conselhos ao seu Kamarada ALKATIRI.

SAKUNAR SACANA

12 de Junho de 2008 3:45


Margarida contra-ataca.

E descaradamente mentiroso! São sempre mentirosos estes trastes.

12 de Junho de 2008 3:50


Na mesma caixa de comentários estão também estes dois textos de Maria logo a seguir às intervenções de Sakunar e Margarida.


Alkatiri considera que falta pouco para o Governo de Xanana Gusmão chegar ao fim.

"O mundo inteiro tem os olhos postos em Timor-Leste", diz Mari Alkatiri, mas não pelas melhores razões.
"Logo depois da restauração da independência fomos quase sempre elogiados pela forma como estávamos a conduzir a reconstrução do país e na criação de um estado democrático de direito", descreve o secretário-geral da Fretilin.

Mas esta situação mudou com a crise de 2006 e com "novo governo que não tem nenhum sentido de Estado", acusa Alkatiri.
"Xanana não tem legitimidade para governar o país porque perdeu as eleições, e nos últimos nove meses de governação só gastou dinheiro", acrescentou.

Alkatiri descarta a possibilidade de um golpe de Estado: "Não vamos fazer o que outros fizeram em 2006 contra o governo da Fretilin. Vamos fazer um trabalho político mais profundo com a população para esta entender a situação e ver a diferença entre estes dois governos".
O secretário-geral da Fretilin diz que a actual aliança está a sofrer baixas e que falta pouco para mostrar que o governo de Xanana Gusmão "tem os dias contados". "Vai haver auditorias às contas do governo porque há muitas alegações de corrupção", afirmou.

Comentários:

Para Alkatiri, o conceito de 'falta pouco' varia como os ventos.

No início, em Agosto de 2007, Alkatiri apregoava que o Governo de Xanana Gusmão só teria duas semanas para governar; um mês depois, em Setembro, estas duas semanas subiram para um ano.

Nove meses depois, neste momento, o 'falta pouco' poderá significar uns anos, talvez até Maio de 2012, até às próximas eleições legislativas.

Como é que a AMP está a enfraquecer se a Aliança agora possui também o apoio da UNDERTIM, contando já com 39 votos no Parlamento?!

Como poderá a AMP estar a enfraquecer quando se assiste à golpada frustrada de Alkatiri ter tentado ‘comprar’ os votos do Xavier do Amaral/ASDT, sem que Alkatiri tenha uma cadeira para si próprio e, mesmo assim, tenha prometido sete (!!!) para o partido do Xavier do Amaral – ASDT)?!

Mas, outra ala do partido ASDT também fez a sua reunião extraordinária, na semana passada, com a presença activa dos cinco deputados da ASDT e com o PM Xanana Gusmão e também com o Presidente do PN, Fernando La'Sama.

Enfraquecimento?

Outro conceito de Alkatiri que só gera confusão.

Este Governo não tem sentido de Estado?

Sim, para Alkatiri, em Timor, sempre foi ele, e só ele, quem tem ‘sentido de Estado’. Mas o sentido de Estado do Alkatiri significa “o Estado sou eu, Alkatiri, e não acordem o Leão, que também sou eu, Alkatiri”.

Sobre legitimidade:

Só Alkatiri conhece e sabe interpretar a Constituição de Timor, ninguém mais consegue entender a Constituição timorense.

Este tem sido o problema do Alkatiri. A sua arrogância incontrolável, a sua ignorância quanto à cultura e tradições de Timor, a sua ignorância quanto às sensibilidades timorenses.

É isso que torna Alkatiri um alienado total no mundo timorense.

Agora foi a Lisboa fazer a cruzada ‘à Nino Vieira da Guiné-Bissau" para, quando regressar, fazer o seu golpe e retomar o poder que ele acusa o Presidente Ramos-Horta de lhe ter saqueado.

Vamos aguardar pela execução da estratégia que Alkatiri pretende pôr em prática…

12 de Junho de 2008 8:20


E Maria completa o seu raciocínio com o seguinte comentário.

Sobre declarações de Mari Alkatiri de que foi sempre elogiado pela boa governação.

“Fomos quase sempre elogiados...” diz Alkatiri.

Comentário:

Elogiados em quê?
Elogiados teriam que ser.

Então o Banco Mundial, a ONU e o FMI/IMF não iriam elogiar Alkatiri? Se dissessem que algo estava mal, tal significaria automaticamente que a missão da ONU, o Banco Mundial e o FMI, e todas as agências internacionais, eram uns incompetentes em Timor.

Já viram a fachada?

O que Alkatiri não quer dizer é que a ONU e as agências internacionais sempre o avisaram que iria haver problemas de lei e ordem e segurança do Estado, caso ele continuasse com o seu estilo arrogante, caso ele continuasse a comandar a Polícia e a interferir nas Forças da Defesa, a politizá-las constantemente.

Quantas vezes a ONU o avisou deste perigo de má governação!...

Mas Alkatiri, arrogante como sempre, ignorou sempre estes avisos.

Porquê? – Porque só Alkatiri sabe, ninguém mais pode saber!

Leiam bem os relatórios do Banco Mundial sobre a governação de Alkatiri, mas leiam com muita atenção.

Após umas páginas ‘gabando’ Alkatiri, começa a enumerar tudo o que deve ser feito para se poder ter um bom Governo.

E tudo o que devia ser feito foi exactamente tudo o que Alkatiri não quis fazer.

Por isso se deu a crise de 2006.

Alkatiri sempre esteve focalizado na sua luta pelo poder dentro do partido, contra tudo e contra todos, contra Rogério Lobato, contra Abel Larisina, contra José Luís Guterres, usando a táctica de dividir para reinar.

Por outro lado, Alkatiri tudo fez para enriquecer os seus familiares com o dinheiro do Estado.

Esta é a boa governação de Alkatiri, da qual todos quase sempre o elogiaram?!...

Elogiaram Alkatiri porque enriqueceu a família e a sua clique de camaradas que o obedecem cegamente?!

Por isso, na recente reunião em casa do Alkatiri, este virou-se para os camaradas e disse: eu sempre vos defendi, fiz tudo por vós, e agora, nenhum de vós me defende. Esta declaração de Alkatiri, em sua casa, à frente dos próprios camaradas, fala por si só. Diz tudo. Está abandonado e já ninguém o defende. Por isso, foi procurar “apoios” em Lisboa, Luanda e Maputo. Porque, em Timor, ninguém mais lhe dá importância…

12 de Junho de 2008 8:46

http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es