Avançar para o conteúdo principal

Lugo vai renegociar a hidro-eléctrica de Itaipu com o Brasil

Paraguai/Eleições: Fernando Lugo vai renegociar Tratado da hidro-eléctrica de Itaipu com o Brasil

* * * Por José Peixe, enviado da agência Lusa * * *

Assunção, 21 Abr (Lusa) - Fernando Lugo, eleito presidente do Paraguai nas eleições de domingo, vai renegociar o tratado da hidoeléctrica de Itaipu com o Brasil. O governo de Lula da Silva recusa-se a fazer comentários sobre esta matéria, que pode provocar um aumento de dez por cento no preço da electricidade consumida no Brasil.

"Se o governo brasileiro renegociou o preço do gás natural com a Bolívia, nós também vamos ter que avaliar e renegociar o Tratado de Itaipu que foi assinado em 1973", afirmou Fernando Lugo durante a campanha eleitoral.

Para o presidente da central hidro-eléctrica de Itaipu, Jorge Sanek, "não existe qualquer possibilidade de se fazerem alterações no Tratado que foi assinado entre os dois Estados, porque ele foi discutido no congresso dos países e é um tratado internacional".

Jorge Sanek esteve presente no casamento da filha da ministra da Casa Civil de Lula da Silva, Dilma Roussef, em Porto Alegre, na sexta feira.

Numa entrevista exclusiva ao jornal "Zero Hora", Jorge Sanek afirmou que "o Tratado de Itaipu que foi assinado entre o Paraguai e o Brasil deu certo e, até 2060, o Paraguai é o único país do mundo que não terá problemas energéticos".

O Tratado de Itaipu foi assinado em 1973 mas a central hidro-eléctrica só ficou pronta para produzir energia em 1984. O Brasil e o Paraguai têm acesso cada um a cinquenta por cento da energia produzida em Itaipu - mas foi Brasília que garantiu o financiamento total da obra.

A contrapartida garantida no Tratado foi o Paraguai vender o excedente da sua energia eléctrica ao Brasil até 2023 pelo custo do preço de produção.

Actualmente, o Brasil cobra 23 Euros por quilowatt/hora, enquanto no mercado aberto a cotação ultrapassa os 48 Euros.

Em 2007, a hidroeléctrica de Itaipu produziu 90,62 milhões de magawatts/hora, o que corresponde a 19 por cento de todo o consumo de electricidade do Brasil e 91 por cento do consumo energético do Paraguai.

Itaipu é a segunda maior central hidro-eléctrica do mundo, com uma potência nominal de 14 mil megawatts e possuindo 20 turbinas geradoras de energia - cada uma delas dará para produzir energia suficiente para uma cidade com as dimensões de Lisboa.

Depois de saber os resultados oficiais das eleições presidenciais, Fernando Lugo disse aos jornalistas que "chegou a hora de o Paraguai ser reconhecido internacionalmente como um país democrático e não como o país mais corrupto da América do Sul".

A posse de Fernando Lugo como o novo presidente do Paraguai está agendada para 15 de Agosto. Lula da Silva vai tentar encontrar-se com o ex-bispo católico antes dessa data.

JVP.

Lusa/Fim

Comentários

Anónimo disse…
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es