Avançar para o conteúdo principal

Atentado 11/2: Rendição de mais quatro rebeldes

Timor-Leste "recebe" mais fugitivos do grupo de Gastão Salsinha

Mais quatro elementos do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha entregaram-se às autoridades timorenses nas últimas 48 horas. Os últimos a entregar-se foram o guarda-costas de Gastão Salsinha e o homem que deu armas a Alfredo Reinado em Fevereiro de 2007.


A operação “Halibur” continua a provocar baixas entre o grupo de Gastão Salsinha e mais quatro elementos ligados ao ex-tenente das forças armadas timorenses entregaram-se nas últimas 48 horas.

O guarda-costas de Gastão Salsinha, Januário Babo, e Quintino Espírito Santo, o homem que deu armas a Alfredo Reinado em Fevereiro de 2007, renderam-se às autoridades timorenses segundo anunciou o comando conjunto da operação "Halibur" em Timor-Leste.

O inspector Mateus Fernandes da Polícia Nacional de Timor-Leste, segundo comandante da operação "Halibur", anunciou ainda que três dos homens que se renderam foram apresentados no quartel-general do comando conjunto, em Díli, estando o quarto elemento a caminho da capital timorense.

À parte destas rendições a operação "Halibur" entrou agora numa fase de perseguição directa a Gastão Salsinha, com autorização para disparar se necessário e com o início de buscas sistemáticas a residências particulares nas áreas montanhosas onde os fugitivos se movimentam.

Recorde-se que Gastão Salsinha é acusado de ter participado no ataque contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, a 11 de Fevereiro último, pouco depois de o major Alfredo Reinado ter atacado a residência do Presidente da República, José Ramos-Horta.

Januário Babo e Quintino Espírito Santo renderam-se na passada segunda-feira, no distrito de Ermera, "com a ajuda preciosa do pároco da paróquia de Letefoho", esclareceu Mateus Fernandes.

Recorde-se que o próprio Gastão Salsinha já prometeu por várias vezes às autoridades timorenses entregar-se, tendo mesmo avançado com locais e dias, mas até ao momento nunca nenhuma dessas promessas foi concretizada. Foi mesmo essa atitude de Gastão Salsinha que levou a que fosse dada ordem para disparar, caso necessário, na fase de perseguição directa a Salsinha que se iniciou com o início de buscas sistemáticas a residências particulares nas áreas montanhosas onde os fugitivos se movimentam.

António Dasiparu, EPA
RTP2, 08-04-09 11:40:36

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es