Avançar para o conteúdo principal

Revisão ortográfica na Assembleia da República

Assembleia discute Acordo Ortográfico

Académicos, políticos, escritores, editores e outros intelectuais vão encontrar-se, depois de amanhã, na Assembleia da República, em Lisboa, para debater o polémico Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O debate é precedido por uma conferência em que intervirão, entre outros, responsáveis das duas instituições que negociaram as bases científicas do acordo (a Academia das Ciencias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras) e do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, sedeado em Cabo Verde.

Depois da conferência, marcada para as 10.30 horas, segue-se uma audição pública, que será dominada por um confronto entre Vasco Graça Moura, um dos mais conhecidos adversários do acordo, e Carlos Reis, que defende a posição oposta.

O Acordo Ortográfico foi rubricado em 1991 e deveria ter entrado em vigor em 1994, mas apenas três dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - aprovaram o acordo e os dois protocolos modificativos entretanto estabelecidos ao mais alto nível entre os oito países. No mês passado, o Governo português comprometeu-se a adoptar as medidas adequadas a garantir o necessário processo de transição, no prazo de seis anos, para a aplicação plena das alterações contempladas no acordo, mas para entrar em vigor falta a sua ratificação por parte da Assembleia da República.

Jornal de Notícias, 7/04/2008
_________________________

O meu comentário:
O pecado original que deu origem a este imbróglio, e toda a discussão que gera e gira à sua volta, da necessidade da uniformização da norma ortográfica nos países que falam o português ou o tem como língua oficial é Portugal ter-se esquecido, na revisão ortográfica de 1911, que havia um outro país que falava (e fala) e escrevia (e escreve) igualmente português, o Brasil, independente desde 1822. Até a essa data (1911) havia apenas um única norma ortográfica para os dois países irmãos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es