Avançar para o conteúdo principal

Paraguai: Presidente eleito pode contar com o apoio do Brasil - Lula da Silva

Brasília, 21 Abr (Lusa) - O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, poderá contar com o apoio do actual governo brasileiro, garantiu o chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, em mensagem enviada hoje ao ex-bispo católico que saiu vitorioso das eleições de domingo.

"No período de mudanças que se anuncia, Vossa Excelência poderá contar com o apoio solidário e a amizade do Brasil e do meu Governo", diz a mensagem de Lula da Silva, enviada de Acra, onde participa na XII Conferência da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD).

Lula da Silva felicitou Fernando Lugo pela vitória e apresentou "calorosos votos de êxito à frente dos destinos do Paraguai".

Na avaliação do sociólogo e analista político brasileiro António Flávio Testa, a eleição de Lugo não vai representar qualquer crise na relação entre o Brasil e o Paraguai.

"A economia paraguaia está muito interligada à brasileira e Lugo vai querer aproximar-se do Brasil", afirmou o Professor da Universidade de Brasília (UnB) à agência Lusa .

Questionado sobre as propostas do candidato da Aliança Patriótica para a Mudança (APC) em relação à revisão do contrato de Itaipu com o Brasil e aos chamados "brasiguaios", António Testa acredita que Brasília vai negociar bem estes dois pontos com o Paraguai.

"Da mesma forma que o Brasil superou a crise com a Bolívia de forma equilibrada, vai negociar com o Paraguai para atender às suas reivindicações sem ferir a soberania brasileira. O Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores) faz esse tipo de negociações com competência", salientou.

Durante a campanha eleitoral, Lugo disse que fará a revisão do contrato, assinado em 1973, que dispõe sobre a energia eléctrica produzida pela Usina Binacional de Itaipu, na fronteira do Paraná com o Paraguai.

Segundo o acordo, a hidro-eléctrica pertence igualmente aos dois países mas mais de 90 por cento da energia produzida é absorvida pelo Brasil, que compra o excedente ao Paraguai.

A reclamação de Lugo é que a energia vendida pelos paraguaios está com um preço muito aquém de mercado, o que prejudica a já debilitada economia do país.

Outro ponto enfatizado por Fernando Lugo é a reforma agrária, o que poderá atingir muitos brasileiros que vivem no Paraguai.

Estima-se que o número dos "brasiguaios" actualmente ultrapasse os 300 mil, sendo que a maioria são donos de grandes fazendas de soja e de gado.

"O Brasil vai negociar um preço mais justo para a energia que compra aos paraguaios e deverá haver também uma negociação para a legalização dos brasiguaios, já que as empresas de agro-business interessam à estrutura fundiária do país", destacou Testa.

"Os problemas mais sérios entre os dois países não são estes e sim a regularização do comércio, com o combate à pirataria e o combate ao narcotráfico, que têm interesse mundial", acrescentou.

Para o Professor da UnB, Lugo assemelha-se ao presidente da Bolívia, Evo Morales, e vai fazer diferença no jogo político do Paraguai, onde conseguiu reunir na APC nove partidos políticos e 20 organizações sociais para pôr fim à maior hegemonia de uma aliança partidária (Colorado) no mundo.

CMC.

RTP, 21/04/2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Governo PS dos Açores suspendeu a ADD!!

O governo do Partido Socialista dos Açores suspendeu o modelo de avaliação do desempenho de professores imposto pela equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, substituindo-o por um modelo simplificado de avaliação. Mais: vai 'reconstruir' a carreira dos docentes contando também para a progressão da carreira os dois anos e quatro meses congelados pela 'reforma' do PM Sócrates.. A questão que se impõe agora é a seguinte: A República Portuguesa é ou não um Estado Unitário?!

Língua materna como língua de instrução: estupidez e teimosia do ME timorense

O melhor caminho para desenvolver as línguas maternas timorenses - vulgo línguas nacionais - é constituir equipas de estudiosos falantes nativos de cada uma das línguas (com a ajuda e colaboração de linguistas) para as estudar, analisar e estruturar a sua morfologia e sintaxe, e posterior aprovação da sua norma ortográfica pelo Parlamento Nacional a fim de haver uniformização no seu uso e ensino, evitando que uma mesma palavra tenha três ou quatro grafias diferentes. A política educativa deve estar integrada na estratégia de defesa e segurança nacional. Não deve servir, nunca, para abrir brechas na segurança e unidade do país. A educação não se limita apenas a ensinar a ler e a escrever ("literacia") e a ensinar efectuar operações aritméticas ("numeracia"). Num país multilingue - como o nosso - e de tradição oral é imperativo haver uma língua de comunicação comum a todos os falantes das cerca de uma vintena de línguas nacionais. Neste momento, o tétum já preenche es